Engie adquire empresa de iluminação pública
Da Redação, de Brasília (Com apoio da Engie) —
A Engie adquiriu nesta quinta-feira, 25 de outubro, a companhia especializada em operação de redes de iluminação Sadenco, uma das líderes desse mercado no país.
A nova companhia do grupo amplia ainda mais o leque de soluções da Engie para Cidades do Amanhã e será a plataforma para alavancar negócios por meio de PPPs de iluminação pública, segundo Maurício Bähr, CEO da Engie Brasil. “A rede de iluminação é um sistema neural de uma cidade, pois nela é possível ‘embarcar’ outras soluções, como câmeras de segurança, serviços de internet, entre outras”, complementa o executivo.
A Sadenco tem forte atuação na operação e manutenção de sistemas de iluminação pública em Santa Catarina, com presença em Florianópolis, Blumenau, Joinville, além de Porto Alegre (RS) e Santos (SP).
A companhia, que administra 250 mil pontos de iluminação, tem atualmente 140 colaboradores e a intenção é contratar mais pessoas com a expansão dos negócios.
De acordo com o CEO da Engie Brasil, a aquisição está alinhada com os pilares estratégicos do grupo no mundo.
“No caso da descabornização, a iluminação pública inteligente gera redução do consumo de energia. Já em digitalização, prevemos a possibilidade de criar uma plataforma para outras soluções inteligentes para cidades. A oferta de soluções da Engie diretamente para prefeituras está em linha, por sua vez, com a descentralização, apoiando os poderes locais no processo de transição energética”, afirma Bähr. A Engie opera atualmente mais de 1,5 milhão de pontos de iluminação pública no mundo, sendo uma das líderes deste mercado.
Parceria com Banco do Brasil
A Engie apoia a ação #MPEWeek, promovida pelo Banco do Brasil, oferecendo descontos em sistemas fotovoltaicos para empresas de todas as regiões do país.
“Uma semana de vantagens para quem vende e para quem compra” é a proposta da promoção #MPEWeek do Banco do Brasil, que tem a Engie como parceira, juntamente com grandes marcas do varejo.
Micro e pequenas empresas de todo o país, clientes ou não do banco, podem cadastrar suas próprias ofertas de produto ou serviço no hotsite exclusivo da promoção bb.com.br/mpeweek até o dia 28 de outubro. Depois, entre os dias 29/10 e 4/11, as ofertas que foram cadastradas pelas micro e pequenas empresas serão anunciadas em diferentes canais de comunicação em todo o país em uma ampla ação de marketing patrocinada pelo BB e seus parceiros.
Como parceira da ação, a Engie preparou também um cardápio especial de ofertas de sistemas fotovoltaicos direcionados a esse público. “Estamos com o Banco do Brasil apoiando esta ação que é uma grande vitrine pra as micro e pequenas empresas do país, com um produto que irá impulsionar ainda mais seus negócios, que é a energia solar fotovoltaica” explica Rodrigo Kimura, diretor executivo de geração solar distribuída da Engie.
As ofertas preparadas pela Engie podem ser conhecidas no próprio site da ação (www.clientebbsolar.com.br), e estarão disponíveis durante todo o período da promoção, até o dia 04 de novembro. Até lá, os interessados em adquirir os sistemas fotovoltaicos com desconto devem fazer o cadastro, informando o endereço da futura usina fotovoltaica, e anexar uma cópia da última fatura de energia. “Dependendo da localização e do tamanho do sistema, a energia solar fotovoltaica pode proporcionar uma redução de até 95% no valor da conta da luz das micro e pequenas empresas”, explica Kimura.
A ação #MPEWeek começou em 05 de outubro, dia em que se comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa, e tem duração prevista de trinta dias. Trata-se de uma ação que pretende valorizar um segmento muito importante da economia do país, que é responsável por 54% dos empregos com carteira assinada e por 27% do PIB brasileiro.
A Engie opera, atualmente, em 32 usinas em todo o Brasil, sendo 90% da sua capacidade instalada proveniente de fontes limpas e renováveis. O grupo também atua na área de comercialização de energia e geração fotovoltaica distribuída, além de oferecer soluções de eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades, infraestruturas e a indústria de óleo e gás.