Abegás debate no Rio mobilidade veicular a GN
Da Redação, de Brasília (com apoio da Abegás) —
A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realiza, nos dias 22 e 23 de novembro, no Rio de Janeiro, a primeira edição do ‘Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil’.
O evento vai reunir empresários do setor de transportes, agentes fomentadores de políticas públicas, agentes formadores de opinião, associações do setor, concessionárias de gás canalizado e demais profissionais interessados no tema. A iniciativa conta com patrocínio master da Fundação Gas Natural Fenosa.
“O Gás Natural Veicular (GNV) é usado internacionalmente como um combustível estratégico para reduzir o nível de emissões, não só em carros de passeio, mas em veículos pesados, no transporte público e de cargas, por conta da sua confiabilidade, produtividade operacional e segurança”, afirma o presidente executivo da Abegás Augusto Salomon.
“Com esse evento queremos fomentar a discussão de políticas públicas para o setor. A Abegás propõe promover acordos estaduais para a implementação de políticas públicas de incentivo ao uso de GNV em veículos pesados de carga e de transporte de pessoas, em substituição ao óleo diesel – e a criação corredores logísticos, com infraestrutura de abastecimento de GNV para veículos de transporte de carga. São medidas que podem gerar benefícios ambientais para o País, além da geração de empregos e renda”, diz Salomon.
Essas propostas constam no documento “Uma indústria do Gás Natural Competitiva para o Brasil”, a agenda do setor para incentivar a cadeia produtiva, estimular a competitividade, o desenvolvimento da infraestrutura, o aumento da concorrência na oferta e o crescimento da demanda, entregue ao presidente eleito e à equipe de transição.
Atualmente, a frota brasileira movida a GNV é de cerca de 2 milhões de veículos, com predomínio de veículos leves (táxis, frota cativas, autônomos e particulares). Mas a experiência internacional vem apontando para o uso cada vez maior do gás natural no transporte de cargas e passageiros, de acordo com o Gerente de Estratégia e Competitividade da Abegás, Marcelo Mendonça.
“Nos Estados Unidos, o movimento de conversão e adaptação de caminhões para o uso do gás natural se intensificou nos últimos anos e hoje já há uma frota de mais de 200 mil caminhões movidos a gás natural. Na Europa há corredores logísticos dedicados que permitem o transporte de cargas de forma mais eficiente e ambientalmente correta com gás natural. São modelos que o Brasil pode adotar para tornar a matriz de transportes mais limpa, reduzindo a pegada de carbono do País”, explica Mendonça.
Também patrocinam o ‘Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil’ as empresas Landirenzo Group e a MAT Cylinders For Gases. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás) e Cámara Oficial Española de Comercio en Brasil.
Programação
O evento vai apresentar soluções tecnológicas e benefícios ambientais do uso de gás natural veicular em veículos pesados e leves.
No dia 22 de novembro, depois da abertura com Augusto Salomon e Martí Solá, presidente da Fundación Gas Natural Fenosa, o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o doutor em Economia Industrial Adriano Pires, faz a palestra inaugural sobre os ‘Novos Mercados para o Gás Natural’.
Um dos destaques da programação é o painel sobre a frota de ônibus a gás natural em Madri, na Espanha, com palestra de Benito Páramo, especialista em mobilidade sustentável e energias alternativas. Outro painel trata da tecnologia OEM (Original Equipment Manufacturer).
No dia seguinte, o destaque é o painel dedicado a políticas públicas. A diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, vai falar sobre as perspectivas de oferta de gás natural no Brasil. Outro convidado, o diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, vai tratar da inserção do GNV na matriz da mobilidade urbana. A diretora técnica do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, vai explicar os benefícios do uso do GNV para a Saúde Pública.
Representantes da indústria de bens de capital e da indústria automobilística também estarão entre os palestrantes. A New Holland vai apresentar um painel sobre Equipamentos Agrícolas a gás natural. Outro painel vai tratar da sustentabilidade na prática com o uso de veículos comerciais movidos a gás, com executivos da Scania e da Iveco.
Nos veículos leves, Cristiano Musi, CEO da Landirenzo vai falar sobre ‘Tendências tecnológicas para o mercado de GNV no mundo’. Jorge Mathuiy, diretor comercial da MAT, contará a experiência da empresa nos mercados nacional e internacional de GNV e GNC.
Vantagens do GNV
Entre todos os combustíveis fósseis disponíveis para aplicação em veículos de transporte de passageiros e cargas, o gás natural desponta como o mais limpo e sustentável, com um grande potencial para uma maior redução de emissões veiculares, quando comparado às emissões de um modelo similar a diesel.
As tecnologias utilizadas nos veículos a gás natural estão mais eficientes, com eletrônica embarcada e controles de última geração, que garantem o atendimento às normas de emissões mais rigorosas do mundo, como a EURO 6.
Veículos especialmente projetados para o uso de gás natural garantem uma redução de 23% na emissão de CO2 (gás causador do efeito estufa), de 90% de NOx (gases nocivos à camada de ozônio) e de 85% de material particulado (principal componente da fumaça preta).
Criada em 1990, a Abegás representa as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado no Brasil. Tem como visão ser referência institucional na indústria do gás natural, representando os interesses do serviço de distribuição, agindo para proteger as concessões públicas, a garantia de suprimento e a ampliação do atendimento.