EDF e Shell investem em eólica em Nova Jersey
A EDF Renewables North America e a Shell New Energies US anunciaram, nesta quinta-feira, 20 de dezembro, a formação da Atlantic Shores Offshore Wind, uma joint venture de participação igualitária para desenvolverem conjuntamente a área de concessão OCS-0499 na Área de Energia Eólica (Wind Energy Area, WEA) de Nova Jersey. A área de concessão tem potencial para produzir aproximadamente 2.500 MW de energia eólica offshore, o suficiente para abastecer quase 1 milhão de residências. A operação está sujeita a aprovações regulatórias. A construção ainda aguarda a decisão final positiva de investimento.
A concessão abrange 183.353 acres a cerca de 8 milhas da costa de Atlantic City, na Plataforma Continental Exterior (Outer Continental Shelf, OCS) dos Estados Unidos. A área, que oferece ventos fortes e constantes em águas relativamente rasas, localiza-se perto de grandes centros populacionais com elevada demanda por energia elétrica.
“A Shell tem a ousada ambição de ampliar nossos negócios de energia renovável e vemos um enorme potencial no setor eólico offshore dos Estados Unidos”, afirmou Dorine Bosman, vice-presidente de desenvolvimento eólico da Shell. “Obter acesso a essa importante área de Nova Jersey complementa nossa entrada bem-sucedida em Massachusetts e também nossas atuais atividades de geração de energia renovável. Aproveitar o vigor e a presença global de nossa marca nos permite seguir fornecendo a nossos clientes energia em maior quantidade e mais limpa.”
“A oportunidade apoia o objetivo do EDF Group de duplicar a capacidade renovável mundial para 50 GW até 2030. Isso consolida as ambições da EDF Renewables de aproveitar sua profunda experiência no mercado de energia eólica offshore europeu e empregá-la no crescente mercado dos Estados Unidos”, comentou Tristan Grimbert, presidente e diretor executivo da EDF Renewables North America.
“Com o declínio dos custos da energia eólica offshore, esse setor vem avançando rapidamente no país norte-americano com o forte apoio recebido de seus governos federal e estaduais. O setor se encontra em uma ótima posição para contribuir de modo significativo para a economia de Nova York e Nova Jersey com oportunidades de emprego e cadeia de abastecimento.
A EDF Renewables já possui 2.800 MW de energia eólica offshore em desenvolvimento ou operação na Europa (Alemanha, Bélgica, França e Reino Unido), o que posiciona a empresa para transformar com eficiência o setor eólico de offshore nos Estados Unidos, começando por Nova Jersey.
A Shell ingressou no mercado de energia eólica onshore dos Estados Unidos em 2001. Opera ativos offshore há décadas, conta com uma sólida rede de cadeia de abastecimento e é uma das maiores atacadistas de energia da América do Norte. Essas vantagens permitem que a Shell siga ampliando sua posição no setor de energia renovável para ajudar as empresas a atingirem suas metas nesse campo.
Hoje, a Shell possui participação em cinco projetos operacionais de energia eólica onshore na América do Norte e um parque eólico offshore operacional na Europa. Além disso, a Shell faz parte de um consórcio que vai construir e operar os parques eólicos Borssele 3 e 4 na Europa
A Atlantic Shores Offshore Wind dará início aos trabalhos para realizar um plano de avaliação do local, iniciará as atividades formais de desenvolvimento na área e, dependendo da decisão final positiva de investimento, poderá colocar o parque eólico em operação até meados da década de 2020.
A EDF Renewables North America é uma produtora e prestadora de serviços independente líder de mercado com mais de 30 anos de experiência em energia renovável. A empresa fornece energia de diferentes matrizes a redes elétricas: projetos eólicos (onshore e offshore), fotovoltaicos solares e de armazenamento; soluções distribuídas: solar, solar com armazenamento, recarga e gestão energética de veículos elétricos; e otimização de ativos: competências técnicas, operacionais e comerciais para maximizar o desempenho de projetos de geração. O portfólio norte-americano da EDF Renewables é composto de 10 GW de projetos desenvolvidos e 10 GW sob contratos de serviço. A EDF Renewables North America é uma subsidiária da EDF Renewables, a afiliada dedicada ao setor de energia renovável do EDF Group.