Aliança entre Total e Petrobras avança em 2018
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total) —
A Total e Petrobras anunciaram avanços significativos no âmbito da Aliança Estratégica entre as duas empresas, assinada em março de 2017:
Primeiros resultados efetivos de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) implementados em parceria, entre os quais destacam-se:
Inteligência artificial: novas técnicas para identificação de falhas geológicas, levando a significativos ganhos de eficiência.
Reservatórios de baixa permeabilidade: novos processos e ferramentas para localizar áreas com maior potencial de produção, com aplicação direta em campos como Sururu (concessão de Iara).
Cessão de direitos de 10% da Petrobras para a Total no Campo de Lapa, pelo valor de US$ 50 milhões. Com a transferência de participação, sujeita a aprovação das autoridades brasileiras, a Total, operadora do campo de Lapa, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, passou a deter 45% de participação no ativo, ao lado das empresas Shell (30%) e Repsol Sinopec (25%).
Assinatura de um Master Agreement vinculante entre a Total Eren e a Petrobras para criação de uma Joint Venture, até 31 de julho de 2019, para desenvolver projetos de energia solar e eólica onshore no Brasil. A Joint Venture buscará desenvolver uma carteira de projetos de até 500 MW de capacidade instalada nos próximos 5 anos.
“Estamos muito satisfeitos em fortalecer a nossa presença no Campo de Lapa, na Bacia de Santos, onde nos tornamos a primeira empresa internacional a operar um campo em produção no pré-sal brasileiro, e em expandir a nossa Aliança Estratégica com a Petrobras em renováveis através da Total Eren no Brasil”, afirmou Patrick Pouyanné, Chairman e CEO da Total. “Mais uma vez, nós demonstramos a importância da continuidade de investimentos em conjunto e reforçamos a cooperação tecnológica existente entre as duas empresas”.