Wilson continua na presidência da Eletrobras
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, disse que foi convidado para permanecer à frente da companhia pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. Ferreira Jr afirmou que decidiu ficar no cargo para tocar o processo de capitalização. Ele assumiu a direção da empresa em 1º de julho de 2016, indicado pelo ex-presidente Michel Temer.
Ferreira Jr não deixou claro se o projeto de lei de privatização da Eletrobras enviado pelo governo anterior ao Congresso será retomado. “O processo de capitalização é necessário, o nível que vamos ter vamos ter de conversar”, disse. “Esse é o próximo passo da Eletrobras.”
O projeto de lei enviado ao Congresso prevê a criação de uma corporação, mas isso ainda não foi discutido com o ministro. “Definição sobre isso não existe, o que me deixou muito feliz foi o fato de ele ter reconhecido que esse é um projeto muito importante para a companhia, e é mesmo”, afirmou Ferreira Jr.
“Para a capitalização do tipo que a gente precisa, que é grande, é preciso montar estrutura de governança e direitos de acionista que dê a ele um mínimo de garantias. Normalmente, a formação de corporações é feita com essa base, por isso não é um ato de privatização, você não vendendo a um fulano, um chinês, ou um belga ou um italiano”, disse.
Ferreira Jr. ficou satisfeito com a defesa do ministro pela necessidade de retomar Angra 3. “A usina está desmobilizada e precisa ser remobilizada”, afirmou. “O modelo com o parceiro internacional não está pronto.”
Ele elogiou ainda a escolha de Marisete Dadald Pereira para o cargo de secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME). Marisete era chefe da Assessoria Econômica da pasta e participou das discussões de todos os projetos da área nos últimos anos. “Ela é uma super executiva, ela trabalha pesado, se dedica, não tem hora, é uma guerreira”, disse.
Privatização
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, também ressaltou que a privatização da Eletrobras é necessária para que a companhia possa retomar sua capacidade de investimentos. Os planos de prosseguir com o processo de capitalização da companhia foram anunciados pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, em seu primeiro discurso, na cerimônia de transmissão do cargo.
Para Ferreira Jr, o fato de o ministro ter sido assessor parlamentar do Comando da Marinha deve colaborar nas negociações em torno do projeto de lei de privatização da Eletrobras. A proposta foi enviada pelo governo do ex-presidente Michel Temer e está em tramitação na Câmara dos Deputados. “O ministro tem um perfil adequado para tocar questões que dependem do Congresso Nacional”, disse.
Ferreira Jr disse ainda que a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 é uma agenda importante para o governo e para a Eletrobras. A usina está com obras paralisadas há três anos, após denúncias de corrupção que resultaram na prisão e condenação de executivos da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras.