Com Cyrino, Bento completa equipe
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, completou a equipe de secretários na área de energia elétrica. Com mais de 30 anos de experiência, Ricardo Cyrino teve sua nomeação como novo secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME) publicada nesta terça-feira, 22 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).
Cyrino tem formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, com MBA em Energia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e em programas de liderança executiva pela University of Virginia e pela Georgetown University, ambos nos Estados Unidos.
A experiência do executivo foi desenvolvida em empresas como Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e AES Brasil (Eletropaulo, Sul, Tietê e Uruguaiana) em áreas de gestão comercial, desenvolvimento de negócios, relações institucionais, assuntos regulatórios para distribuição, geração e comercialização.
A missão institucional da Secretaria de Energia Elétrica é coordenar, orientar e controlar as ações do Ministério de Minas e Energia relacionadas às políticas do setor de energia elétrica, de forma a garantir o suprimento a todos os consumidores do território nacional, com desempenho adequado da operação do sistema elétrico, sob os requisitos de qualidade, continuidade e segurança operacional, e tarifas justas para a sociedade e para o estímulo aos investimentos, observando premissas de sustentabilidade socioambiental, de inclusão social e de integração energética nacional e com os países vizinhos.