Oxis tem projeto de células de lítio em BH
Da Redação, de Brasília (com apoio da Oxis Energy/PR Newswire) —
A Oxis Energy assinou contrato com a Codemge Participações, uma empresa pública constituída em Minas Gerais, visando a abertura da primeira unidade fabril digital do mundo para a produção em massa de células de lítio-enxofre da Oxis. Uma subsidiária, a Oxis Energy Brazil Holdings, administrará a fábrica.
O investimento da Codemge, no valor de US$ 60 milhões, será destinado à construção da fábrica em Belo Horizonte, com a primeira fase contando com uma capacidade de 2 milhões de células anualmente. Em colaboração com a Siemens Digital Factory, entre outras, o objetivo é projetar uma fábrica que produzirá cerca de 5 milhões de células até a metade da década de 2020. A conclusão da primeira fase está prevista para 2022.
As células de baterias de lítio-enxofre da Oxis serão desenvolvidas, projetadas e produzidas para satisfazer as demandas de três setores – da aviação, da defesa e dos veículos elétricos como ônibus, caminhões e veículos comerciais leves, refletindo os clientes atualmente em parceria com a Oxis.
Huw Hampson-Jones, CEO da Oxis Energy disse: “A decisão tomada pela Codemge, de investir na Oxis para o desenvolvimento e construção da primeira fábrica de tecnologia de células de baterias de lítio-enxofre do mundo, é de enorme importância para a adoção generalizada de veículos elétricos puros destinados ao consumo mundial. Demonstra também a visão do governo estadual de Minas Gerais de afastar-se da dependência norte-americana ou asiática de fabricação de células de baterias. O Brasil emergirá como um importante fornecedor de baterias recarregáveis de lítio, explorando ao mesmo tempo as reservas minerais naturais de lítio existentes no estado de Minas Gerais”.
De acordo com Marco Antonio Castello Branco, CEO da Codemge, “a colaboração com a Oxis Energy ilustra a diversificação da estrutura industrial de Minas Gerais. Sua entrada neste setor de alta tecnologia expandirá suas relações científicas e comerciais com o Reino Unido. A fábrica de células de lítio-enxofre representa uma integração estratégica downstream do envolvimento da Codemge na mineração de lítio e na produção de químicos”.
Essa rodada de financiamento agrega-se ao investimento de 6,3 milhões de libras concluído em 2018 pela empresa brasileira de fundos de participação acionária Aerotec.
A Oxis Energy Ltd participa no design, desenvolvimento e agora se direciona à produção comercial de sistemas de baterias de células de lítio-enxofre. Com 39 famílias de patentes, a Oxis conta com 175 patentes aprovadas e 94 pendentes.
No início de 2018, a Oxis Energy UK Ltd constituiu a entidade jurídica no Brasil denominada Oxis Energy Brazil Holdings. A empresa é de propriedade da Oxis Energy UK Ltd que mantém 80% de participação e da Aerotec Fund Brazil que mantém os 20% restantes. A Oxis já nomeou um gerente- geral para o Brasil e a contratação de funcionários adicionais está prevista para breve.