Total Eren financia eólica de 50,4 MW na Argentina
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total Eren) —
A Total Eren, um produtor independente de eletricidade de fontes renováveis, com sede em Paris, anunciou o fechamento de negociação visando ao financiamento de seu projeto eólico “Malaspina”, com capacidade instalada de 50,4 MW, situado no sul da Argentina.
O projeto, que tem valor de US$ 138 milhões, está sendo financiado pelo KfW Ipex-Bank e pelo Banco de Desenvolvimento holandês (FMO). O parque eólico «Malaspina» está localizado na província de Chubut, uma das cinco províncias da Patagônia situadas na Costa Atlântica e onde se registram ventos que podem superar os 10 m/s (que se compara com parques eólicos marinhos na zona alemã do Mar do Norte).
A compra de eletricidade está garantida através de um contrato do tipo PPA de 20 anos firmado com a Cammesa, que é o operador do mercado elétrico argentino.
Markus Scheer, membro del Conselho de Administração do KfW Ipex-Bank encarregado de operações nas áreas de eletricidade, energias renováveis e água, afirmou o seguinte: “Estamos encantados com a operação firmada com o Parque eólico de “Malaspina” por várias razões, entre as quais a colaboração com a Total Eren e o FMO, que tem sido construtiva e frutífera. Além do mais, o parque eólico mostra o nosso compromisso com a proteção do meio ambiente e o clima, assim como o papel do KfW Ipex-Bank como promotor de exportações européias. Nos últimos 12 meses, o KfW Ipex-Bank financiou cinco parques eólicos na Argentina, com uma capacidade em torno de 400 MW. Essa atividade demonstra claramente nosso interesse no mercado latino-americano e sua importância para o setor exportador alemão e europeu”.
Linda Broekhuizen, diretora de investimentos do FMO, acrescentou: “Estamos orgulhosos por contribuir com o financiamento desse parque eólico em estreita colaboração com o KfW Ipex-Bank. O espírito empreendedor da Total Eren e seu compromisso no largo prazo com as energias renováveis são grandes exemplos para nós. Também nos entusiasma colaborar com eles nesse caminho em direção a uma economia sustentável para as gerações atuais e futuras”.
A Total Eren foi fundada en 2012 por Pâris Mouratoglou y David Corchia, acumulando uma importante e diversificada carteira de ativos eólicos, solares e hidrelétricos, que representam uma capacidade instalada bruta superior a 1.600 MW em exploração ou em construção em todo o mundo.
Através de alianças com promotores locais, a Total Eren está desenvolvendo numerosos projetos energéticos em países e regiões onde as energias renováveis constituem uma resposta economicamente viável, frente ao aumento da demanda energética.
Seu objetivo é alcançar uma capacidade instalada líquida, em todo o mundo, superior a 3 GW, em 2022. Em 1º de dezembro de 2017, a Total S.A., ator-chave do setor energético, adquiriu uma participação indireta de 23% na Total Eren.
Quanto ao Grupo KfW Ipex-Bank se encarrega de financiar exportações e projetos internacionais. Opera como uma filial do Grupo KfW, que é juridicamente independente. O FMO é o Banco de Desenvolvimento holandês, que apóia o crescimento sustentável do setor privado em mercados emergentes em nos países em desenvolvimento, com uma trajetória de mais de 45 anos melhorando a qualidade de vida das pessoas.