CMSE manda desligar térmicas por GFOM
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reuniu nesta sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019, de forma extraordinária, para avaliar as condições de suprimento energético.
Segundo o MME, tendo em vista os atuais armazenamentos dos reservatórios equivalentes das usinas hidrelétricas do País, as previsões meteorológicas para os próximos dias e as ofertas competitivas de importação de energia a partir do Uruguai e da Argentina, o Comitê decidiu desligar as usinas termelétricas despachadas fora da ordem de mérito de custo, a partir da zero hora do dia 23 de fevereiro.
Adicionalmente, o CMSE deliberou que o Operador Nacional do Sistema – ONS não deve considerar a oferta de importação de energia do Uruguai e Argentina como recurso adicional, a partir da zero hora do dia 23 de fevereiro, passando a considerar as ofertas semanais de importação conforme critério estabelecido na Portaria MME nº 339/2018.
Por fim, conforme deliberado na 169ª reunião do CMSE, realizada em 1º de junho de 2017, de forma a operar as interligações com critérios de segurança adequados, poderão ser despachadas usinas termelétricas por garantia de suprimento energético nos subsistemas Nordeste e Norte.
O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2019 e destacou que permanecerá reavaliando semanalmente as condições de suprimento do Sistema Elétrico Brasileiro.