Elétrico Nissan Leaf supera marca dos 400 mil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Nissan) —
O Nissan Leaf tornou-se o primeiro carro elétrico da história a ultrapassar as 400 mil unidades vendidas, consolidando a posição de liderança do modelo 100% elétrico na mudança global para uma mobilidade mais sustentável.
Lançado em 2010 como o primeiro veículo 100% elétrico produzido em grande escala, o veículo lançou a tendência de tornar a praticidade e a empolgação da condução elétrica acessível a clientes além do segmento de luxo. Há menos de uma década, os carros elétricos eram vistos como produtos de nicho e os clientes do Leaf eram principalmente os “early adopters” (aqueles que são os primeiros clientes a adquirir um produto inovador, de ruptura).
Hoje, um número crescente de consumidores afirma que seu próximo carro poderá ser elétrico. Os clientes preferem o Leaf porque ele é mais potente, tem uma performance ágil e conta com tecnologias avançadas, como o sistema de condução semiautônoma ProPilot1, além dos benefícios da mobilidade sustentável.
“Este grande marco é uma sólida demonstração que 400 mil clientes – um número que não para de crescer – valorizam o Leaf pela segurança, conexão e empolgação que ele entrega”, comentou Daniele Schillaci, Vice-Presidente Executivo e diretor mundial de marketing, vendas e veículos elétricos na Nissan. “O Leaf continua sendo o ícone da Mobilidade Inteligente da Nissan, a nossa estratégia para mover as pessoas para um mundo melhor”.
Quando lançou o Leaf da primeira geração, a Nissan afirmou que se tornaria um líder mundial na produção e promoção de veículos com zero emissão de gases de escape. A empresa se comprometeu a trabalhar com governos e empresas de energia para apoiar a adoção de veículos elétricos, tornar a recarga mais fácil e prática e desenvolver o uso da segunda vida para baterias de carros elétricos.
Desde então, a Nissan firmou parcerias em todo o mundo sob a iniciativa “Nissan Energy”. Estas parcerias alavancarão a capacidade das baterias de carros elétricos a armazenar energia e compartilhá-la com residências, empresas e a rede elétrica – tornando os carros elétricos ainda mais úteis, além de promover o uso eficiente da energia.
Nesse período, os proprietários do Leaf já percorreram um total de mais de 10 bilhões de quilômetros. O número de veículos Leaf vendidos desde 2010 é suficiente para economizar 3,8 milhões de barris de petróleo por ano.
Em 2018, o Leaf não foi apenas o veículo elétrico campeão de vendas na Europa, mas também o carro mais vendido de qualquer segmento na Noruega. O veículo é produzido em três fábricas: Oppama, no Japão; Sunderland, na Inglaterra; e em Smyrna, Tennessee, nos EUA.
O Nissan Leaf já está disponível em mais de 50 mercados. Até o fim do ano, ele também chegará a sete novos mercados na Ásia e Oceania. Ainda no primeiro semestre, o modelo passará a ser vendido em na América Latina, em sua primeira fase de introdução na região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico. Desde o ano passado, o veículo 100% elétrico já está disponível através de um programa exclusivo de pré-venda no Brasil, Chile, Colômbia e, desde janeiro, para a Argentina.