LONGi comissiona fábrica de 5 GW na China
Da Redação, de Brasília (com apoio da LONGi/PRNewswire) —
A LONGi Solar, uma fornecedora global de produtos monocristalinos de energia solar, anunciou o comissionamento de sua fábrica de 5 GW de módulos monocristalinos de alta eficiência em Chuzhou, Anhui, China. Este é outro passo da empresa rumo ao aperfeiçoamento de sua capacidade de módulos monocristalinos de alta eficiência para atender a crescente demanda mundial por produtos desse tipo.
A fábrica, com um investimento total de aproximadamente US$ 328 milhões, surgiu em maio de 2018. A contratação, a construção e o comissionamento foram concluídos no mesmo ano. Com equipamento de última geração, tecnologia e linhas de produção totalmente automatizadas, a fábrica produz módulos de alta eficiência, inclusive o inovador módulo monocristalino bifacial half-cut e outros produtos de próxima geração que atendem a demanda por produtos de alta eficiência, alta confiabilidade e de alto rendimento.
Depois da entrada em operação do equipamento, aumento da capacidade, estabilização da eficiência e trabalho de finalização, a fábrica LONGi em Chuzhou lançou seu primeiro módulo em janeiro de 2019. Hoje, a fase 1 do projeto, de 2.5 GW, está em pleno funcionamento, fabricando módulos para clientes mundiais. A fase 2 está no estágio de comissionamento e iniciará a produção em breve.
Nos últimos dois anos, o Perc monocristalino foi aclamado e reconhecido no mercado mundial de energia fotovoltaica. A tecnologia de Perc de alta eficiência destaca ainda mais a produção de energia e efetivamente reduz o custo de balanço do sistema (Boss, em inglês). Acrescente-se a tecnologia bifacial, e ele amplia as vantagens do Perc monocristalino do lado traseiro do módulo, para melhorar a capacidade de geração de energia. No momento, as capacidades de células e módulos monocristalinos da LONGi são todas de Perc, fabricando tanto produtos mono como bifaciais.
Li Wenxue, presidente da LONGi Solar, disse: “Em 2019, nossa empresa identificou uma lacuna entre os rapidamente crescentes pedidos globais e nossas capacidades de células e módulos de alta eficiência. A fábrica LONGi Chuzhou vai reduzir esta lacuna enormemente. Além de produzir, a unidade vai também facilitar a transformação de conquistas técnicas e tecnológicas para a produção em massa de novos produtos”.
A LONGi também anunciou que vai avançar seus planos de expansão da capacidade de lingotes e wafers de silício monocristalino de 45 GW, em 2020, e adaptar as capacidades de células e módulos à demanda do mercado. Como uma líder mundial em tecnologia monocristalina de energia solar, a LONGi vai continuar a investir em pesquisa e desenvolvimento e a manter a liderança em produtos e tecnologia, e acelerar a visão da paridade de rede em todo o mundo”.
Fundada em 2000 e listada na Bolsa de Valores de Xangai em 2012, a LONGi é considerada uma das maiores fabricantes mundiais de wafers, células e módulos de silício monocristalino, com uma cadeia industrial em todo o mundo. Até o final de 2018, a capacidade planejada de produção da LONGi era de 28 GW, para wafers de silício monocristalino, e 12 GW para módulos monocristalinos e, até 2020, a empresa espera ampliar a capacidade de wafer de silício monocristalino para 45 GW.
A LONGi é responsável por 38% da capacidade mundial de wafers de silício monocristalino e, em 2018, ocupava o quarto lugar na entrega de módulos. Por três anos consecutivos, a empresa ocupou o primeiro lugar na entrega de módulos monocristalinos – em 2016, 2017 e 2018.