Governo assina contratos para novas LT´s
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel e MME) —
Autoridades governamentais e os vencedores do Leilão de Transmissão realizado em dezembro passado assinarão na próxima segunda-feira, 25 de março, em cerimônia às 16h30m, no Palácio do Planalto, os contratos de concessão para a construção de novas linhas que vão gerar investimentos de cerca de R$ 13,2 bilhões e 28 mil empregos diretos, ambos recordes na série de leilões de transmissão. Entre outros participarão o presidente Jair Bolsonaro, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e o diretor-geral da Aneel, André Pepitone.
O leilão com 16 lotes atingiu o deságio médio de 46%, o que significa que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para a modicidade da tarifa de energia.
Durante o certame, realizado na B3, em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 2018, as empresas vencedoras arremataram 55 linhas de transmissão, com 7.152 km de extensão, e 25 subestações com capacidade de transformação de 14.819 MVA.
Os empreendimentos estão localizados nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
As empresas vencedoras terão direito ao recebimento da Receita Anual Permitida (RAP) para a prestação do serviço a partir da operação comercial dos empreendimentos. O prazo das obras varia de 48 a 60 meses e as concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos.