Bipolo 1 do Madeira volta a operar
Da Redação, de Brasília (com apoio da Aneel) —
A Agência Nacional de Energia Elétrica foi informada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que o bipolo 1 de instalação de transmissão do Rio Madeira voltou a operar no último dia 07 de abril. O bipolo estava indisponível desde o dia 13 de janeiro deste ano, o que causou a restrição de geração de 1.575 megawatts (MW) nas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau em janeiro.
A Agência atuou para reduzir os impactos da indisponibilidade na instalação de transmissão. A fiscalização da Aneel encaminhou o Ofício nº 012/2019-SFE para convocar a Eletronorte a prestar os esclarecimentos necessários sobre a indisponibilidade do bipolo 1 em reunião na agência. Cobrou também agilidade nas ações necessárias para o restabelecimento do equipamento e da capacidade de escoamento das usinas de Jirau e Santo Antônio.
A fiscalização da Aneel também acompanhou por meio de interações com a Eletronorte e com o ONS as informações acerca da evolução dos trabalhos de recuperação e os impactos da indisponibilidade na operação do sistema.