Voith Hydro apresenta tecnologia para PCH´s
Da Redação, de Brasília (com apoio da Voith Hydro) —
A Voith Hydro estará presente na 3ª edição da Conferência Nacional de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas) que acontece na próxima semana, entre os dias 08 e 10 de maio, no Parque Barigui, em Curitiba, no Paraná. Promovido pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (AbraPCH), o evento tem como objetivo fomentar o debate técnico e comercial sobre o tema.
De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o Brasil é o terceiro maior gerador de energias renováveis – aquelas que não liberam resíduos ou gases poluentes na atmosfera – do mundo e o mercado de PCHs e CGHs tem grande potencial no país.
Em termos de potência já instalada, as PCHs estão situadas em 3º lugar entre as fontes de energia com 4.962 MW gerados. Como associada à AbraPCH, a Voith Hydro levará para o estande na Conferência as experiências positivas que vêm conquistando bons resultados no Brasil e no mundo.
Importante para o mercado da hidrogeração nacional, a tecnologia Stream Diver, desenvolvida pela Voith, já está sendo implantada no Brasil em projetos no rio Chopim, como a CGH Nogueira, em São Jorge D’Oeste, que será destaque no portfólio da empresa.
Segundo a empresa, a solução aproveita as baixas quedas d’água e por esta razão não necessita de barramentos ou formação de lagos. Por ser 100% livre de óleo e graxa – os mancais são lubrificados pela própria água do rio – a solução não oferece riscos de poluição ao meio ambiente. As unidades geradoras Stream Diver são instaladas abaixo da linha d’água e por estarem submersas não emitem ruídos, outro fator que não prejudica a fauna aquática.
Além da recente experiência no Paraná, a Voith Hydro apresentará um portfólio completo de soluções, como os projetos desenvolvidos para a PCH Tamboril, em Palestina de Goiás e Arenópolis, em Goiás, e a PCH Poço Fundo, em São José do Vale do Rio Preto, no estado do Rio de Janeiro.
“Estar presente na Conferência da AbraPCH mostra a importância do setor para a Voith Hydro. Acreditamos que é preciso fortalecer o mercado para revelar o potencial que as PCHs e CGHs têm no Brasil”, diz Daniel Rubinstein, Diretor de Vendas e Marketing da Voith Hydro para América Latina.
O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 19 mil colaboradores, gera 4,2 bilhões de euros em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.
A Divisão do Grupo Voith Hydro integra o Grupo Voith e é uma empresa que desenvolve serviços e soluções personalizadas e de longo prazo para grandes e pequenas centrais hidrelétricas em todo o mundo. Seu portfólio de produtos e serviços abrange todo o ciclo de vida e todos os principais componentes de grandes e pequenas centrais hidrelétricas, desde geradores, turbinas, bombas e sistemas de automação até peças de reposição, serviços de manutenção, treinamentos e soluções digitais para uma hidreletricidade inteligente.