Entra em operação 2ª LT da Terna no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Terna) —
A Terna, no contexto geral de suas atividades internacionais, por meio de sua subsidiária Santa Lucia Transmissora de Energia, concluiu as obras de construção e colocou em operação a linha de energia elétrica de alta tensão “Jauru-Cuiabá 2” e as duas subestações elétricas no Estado do Mato Grosso.
Com infraestrutura sustentável de grande importância para a região, a nova linha de transmissão – com tensão de 500 kV e cerca de 355 km de extensão – permitirá integrar a energia produzida pelas instalações de fontes renováveis presentes no centro do país à rede de distribuição nacional. A Terna dedicou atenção especial à construção do eletroduto: cerca de 75% da rota da nova infraestrutura (537 suportes dos 718) foram realizadas com suportes do tipo “monoposte”, com intrusão no solo e impacto ambiental reduzidos comparados aos tradicionais.
Além disso, alinhada à sua estratégia de abordagem e desenvolvimento sustentável das infraestruturas no território, a Terna ajudou a promover um programa específico de responsabilidade e inclusão social, especialmente sobre o tema da saúde, o qual envolveu as populações das áreas por onde eletroduto passa. A empresa informou que apoiou os municípios doando e colocando equipamentos médicos específicos à disposição dos cidadãos e oferecendo treinamento e educação sobre o tema da malária (o Mato Grosso é uma região endêmica da doença).
O construção da linha envolveu 33 empresas e cerca de 1.350 técnicos nos 19 meses da obra. A entrega está sendo feita com quatro meses de antecedência da data acordada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em junho de 2017, o órgão regulador realizou um leilão internacional para projeto, construção, operação e manutenção das duas infraestruturas no Brasil.
A outra obra de concessão da Terna, a linha de transmissão com 230 kV “Santa Maria 3-Santo Angelo 2” na região Sul do Brasil, entrou em operação em outubro de 2018. O total dos investimentos da Terna nos dois projetos é de aproximadamente 160 milhões de euros.
Além disso, no início de abril de 2019, a Terna assinou um acordo com a Construtora Quebec, empresa de construção no setor energético no Brasil, para a aquisição do controle de mais duas concessões para construir e operar cerca de 350 Km de infraestrutura de energia elétrica na região de Minas Gerais.