Vestas ultrapassa 1 GW em um tipo de turbina
Da Redação, de Brasília (com apoio da Vestas) —
Após sete meses, a dinamarquesa Vestas ultrapassou 1 GW de pedidos para a turbina V150-4.2 MW no Brasil, reforçando a grande adequação do modelo às condições de vento do país
A empresa brasileira Echoenergia fez um pedido de 97 MW para fornecimento e instalação de 23 turbinas V150-4.2 MW no parque eólico de Serra do Mel, localizado no estado do Rio Grande do Norte. O pedido é uma extensão do projeto de 101 MW, primeira encomenda da Vestas no Brasil para a turbina V150-4.2 MW.
O projeto eleva o número de pedidos da Vestas para a V150-4.2 MW no Brasil para 1.063 MW apenas sete meses após a empresa ter anunciado planos para produzir o modelo da turbina no Ceará. As turbinas V150-4.2 MW se encaixam perfeitamente às condições de vento do Brasil, incluindo o custo de energia nivelado (LCoE) muito competitivo e a capacidade da Vestas de personalizar soluções de energia eólica para atender a necessidades específicas do local de cada projeto.
“Com este pedido, a Vestas ultrapassa o importante marco de 1 GW de pedidos para a V150-4.2 MW no Brasil em apenas sete meses, o que mostra o impacto que esta turbina tem no mercado. Também estamos muito satisfeitos em alcançar esse marco com a Echoenergia, que foi o primeiro cliente brasileiro a fazer um pedido para a turbina V150-4.2 MW ”, afirmou Rogério S. Zampronha, Presidente da Vestas no Brasil e LATAM Sul.
As naceles serão fabricadas na fábrica da Vestas no Ceará, enquanto que as pás e torres também serão produzidas localmente de acordo com as regras do Finame II do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A entrega de turbinas está prevista para o segundo trimestre de 2020, enquanto que o comissionamento deverá ocorrer em junho de 2020.