Rockwell abre centro de inovação para EVs
Da Redação, de Brasília (com apoio da Dino e Agência Estado) —
A Rockwell Automation, importante fornecedora de soluções e serviços ao setor automotivo, abriu um centro de veículos elétricos (electric vehicle, EV) de 8 mil pés quadrados na cidade californiana de San José, em sua instalação de desenvolvimento de soluções de informação. O centro realizará demonstrações de fabricação ao vivo, testes práticos com o uso de novas tecnologias e eventos que demonstrarão a colaboração com especialistas do setor e parceiros da Rockwell Automation.
Utilizando modelagem de realidade virtual e aumentada, o centro de inovação de EV proporciona a startups e empresas já estabelecidas do setor automotivo um ambiente ideal para conhecer novas tecnologias e padrões, possibilitando que eles ofereçam veículos elétricos ao mercado com mais agilidade, menos risco e a um custo menor.
A combinação das tecnologias da Rockwell Automation com as de parceiros é o grande diferencial do centro. Especificamente, o Factory Talk Innovation Suite da Rockwell Automation, habilitado pela PTC, é uma solução integrada incomparável que combina softwares da PTC e da Rockwell Automation. De modo semelhante, a Eagle Technologies fornece a máquina de montagem de baterias, e a Fanuc proporciona tecnologias, ambas integradas com tecnologias da Rockwell Automation.
A Hirata, desenvolvedora de linha de montagem pronta para uso, fornece uma célula de montagem que demonstra a montagem e testes de unidades de tração elétrica. O Emulate 3D, software de simulação da Rockwell Automation, ajuda a realizar o protótipo e testar as máquinas antes de sua construção. A teamtechnik realiza os testes funcionais para confirmar o desempenho antes de implementar a tração no veículo elétrico.
“Com o crescimento da demanda global, as empresas de veículos elétricos se encontram diante do desafio de cumprir prazos de produção cada vez mais curtos”, afirmou John Kacsur, vice-presidente para os setores automotivo e de pneus da Rockwell Automation. “Nós estabelecemos o centro de inovação de veículos elétricos para expandir as possibilidades dessas empresas, permitir que operem com mais eficiência e ofereçam seus produtos mais rapidamente aos consumidores a um custo potencialmente menor”.
“É uma experiência de imersão que ajuda os clientes a desenvolverem e concretizarem a empresa conectada, nossa visão para a fabricação inteligente que possibilita que os clientes empreguem dados e atinjam resultados comerciais positivos”, explicou Kacsur. “Com mais de 4 mil projetos de fabricação automotiva idealizados, instalados e encomendados com sucesso, a Rockwell Automation sabe bem como ajudar fabricantes de EV a chegarem mais rapidamente ao mercado e administrarem melhor os riscos empresariais.”
Kacsur observou que o centro de EV apoia esforços de digitalização não só para clientes de automóveis e pneus, mas também de todos os setores de mercado. Os clientes estão convidados a visitarem o centro de EV e realizarem consultas com especialistas do setor. De acordo com a Bloomberg New Energy Finance, espera-se que 54% da venda de novos veículos envolverá veículos elétricos até 2040. As baterias representam atualmente um terço do custo total de um EV. A queda contínua dos preços de baterias está fazendo crescer a demanda por EV, com até 40 milhões de novas baterias de EV necessárias anualmente para alimentar novos veículos.
A Rockwell Automation, Inc. é considerada a maior empresa dedicada a automação e informação industrial do mundo. Sediada em Milwaukee, estado norte-americano de Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 23 mil pessoas e atende a clientes em mais de 80 países.