Lightsource BP compra solares da Enerlife
Da Redação, de Brasília (com apoio da Lightsource BP) —
A Lightsource BP, que atua no financiamento, desenvolvimento e operação de longo prazo de projetos solares, anunciou que adquiriu aproximadamente dois gigawatts de projetos solares em diferentes estágios de desenvolvimento em todo o Brasil da Enerlife, empresa desenvolvedora de projetos na América Latina. Como parte dessa transação, alguns membros seniores da equipe Enerlife serão transferidos para a Lightsource BP, para continuar dando suporte ao portfólio adquirido.
Por meio desta aquisição, a Lightsource BP pretende aumentar significativamente o seu portfólio, reforçar sua experiência e estabelecer sua ambição de se tornar um participante de destaque no mercado solar brasileiro.
Miguel Lobo, ex-CEO da Enerlife, une-se agora à Lightsource BP, como diretor de Desenvolvimento de Negócios. Com mais de 15 anos de experiência em energia renovável em Portugal, Espanha, EUA e América Latina, Miguel trabalhou no desenvolvimento de quase 5 GW de projetos eólicos e solares ao longo de sua carreira.
Kareen Boutonnat, diretora de Operações do Grupo para a Lightsource BP, comentou:
“Esta mudança cria uma imagem muito sólida para nós em toda a região, e a chegada da equipe da Enerlife na nossa equipe aumenta significativamente nossa capacidade e expertise locais. Esses são os pilares por meio dos quais criaremos um negócio de energia solar bem sucedido em todo o Brasil”.
Vlasios Souflis, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Lightsource BP, assinalou:
“Nós avaliamos a estratégia de entrada em um novo mercado com muita atenção e, embora tenhamos identificado uma oportunidade de investimento incrível no Brasil, precisamos de garantir que temos as capacidades adequadas para concretizar as nossas ambições. Foi dedicado um grande esforço para garantir que temos a melhor equipe para expandir nossos negócios para o próximo nível em toda a região”.
O portfólio adquirido pela Lightsource consiste em 1,9 gigawatts de projetos solares em desenvolvimento, incluindo 440 MW de projetos de grande escala aptos a participar em leilão e 180 MW de projetos de geração distribuída, localizados em cinco Estados brasileiros,.
No final de 2017, a Lightsource e a BP anunciaram que haviam concordado em formar uma parceria estratégica, na qual a BP adquiriu 43% de participação acionária e a empresa foi renomeada como Lightsource BP. Fundada em 2010, a Lightsource BP tornou-se rapidamente a maior fornecedora de energia solar em escala de serviços públicos e a maior provedora de serviços de O&M na Europa, com mais de US$ 3 bilhões em capital investido em aproximadamente 2 GW de projetos solares em todo o mundo.