Valmet entrega piloto para lignina na Klabin
Da Redação, de Brasília (com apoio da Valmet) —
A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, acaba de entregar para a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, sua tecnologia de extração de lignina, conhecida por LignoBoost.
O transporte da planta piloto foi feito em dois dias, em vias terrestres; a estrutura foi dividida em três módulos, devido ao tamanho e peso das peças. No último dia 16 de setembro iniciou-se a instalação na Unidade Monte Alegre da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), com a presença da equipe de campo e supervisores da Valmet. O início da operação está previsto para acontecer até o fim do ano.
Valmet LignoBoost
A tecnologia de extração de lignina da Valmet, conhecida por LignoBoost, é pioneira na América do Sul – há duas outras plantas, de escala industrial, instaladas e em operação na Finlândia e Estados Unidos. A produção da planta piloto da Valmet foi desenhada para atender às necessidades específicas da Klabin.
Em escala industrial, uma planta de LignoBoost oferece vantagens como redução de carga em uma caldeira de recuperação e economia no consumo de combustíveis. A lignina, produto extraído do licor negro, pode ser reaproveitada em outras áreas de uma planta de celulose, ou comercializada.
A Valmet opera mundialmente no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, com mais de 220 anos de história e 13 mil funcionários. No Brasil, a Valmet está presente com quatro unidades. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Concepción, no Chile.
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.