Solar 3G é usada em shopping na Bahia
Da Redação, de Brasília (com apoio da Sunew) —
A primeira instalação do mundo de OPV (do inglês Organic Photovoltaics) em shopping center foi concluída no Shopping da Bahia (SDB), em Salvador. O projeto até então inédito é resultado da parceria entre a Aliansce Sonae, a maior gestora de shopping centers do Brasil e administradora do SDB, e a Sunew, empresa brasileira que atua na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, que adesivou o Sunew Flex em toda superfície da claraboia do terceiro piso do mall. Além de produzir energia solar que é conectada à rede elétrica do shopping, o Sunew Flex faz melhor gestão da luminosidade e aumenta o conforto térmico do ambiente.
Inovadora, a tecnologia da Sunew é caracterizada por um filme fino, leve, flexível e resistente, produzido com materiais não tóxicos e recicláveis, que transforma luz do sol em energia. Entre os diferenciais do produto, a versatilidade é o principal. É possível aplicá-lo em qualquer área: claraboias, fachadas de prédios, coberturas de estacionamento, veículos e mobiliário urbano. O material é customizável em tamanho, formato e cor, portanto possibilita geração de energia limpa sem comprometer o design das edificações.
A instalação do Sunew Flex na claraboia do maior shopping center da Bahia bloqueia aproximadamente 99% dos raios ultravioletas e 75% dos raios infravermelhos. Graças a isso, o material proporciona no ambiente maior conforto térmico, economia substancial no sistema de refrigeração e ainda controle de luminosidade, mantendo um nível ideal de transparência.
Muito além de racionalizar a gestão energética de empreendimentos com grande circulação de pessoas, como os shopping centers, o uso dessa tecnologia desempenha papel fundamental no combate ao aquecimento global. Cada metro quadrado evita a emissão de 120 Kg de CO2 na atmosfera por ano. “Os consumidores cobram cada vez mais um papel ativo e ações concretas por parte das empresas em prol da sustentabilidade”, comenta o gerente de manutenção do SDB, Antônio Carvalho.
“Desenvolvemos aqui no Brasil essa tecnologia que está revolucionando o design e a arquitetura sustentável. O nosso produto se diferencia das tecnologias tradicionais de energia solar porque nosso material é muito leve, flexível, bonito e tem em bom desempenho em superfícies verticais.”, afirma Tiago Alves, CEO da Sunew. “É gratificante ter parceiros como o Shopping da Bahia do grupo Aliansce Sonae neste projeto pioneiro que colabora para a tendência mundial de Green Buildings, buscando neutralizar a pegada de carbono nos grandes centros urbanos”, destaca.
Antônio Carvalho, do SDB, reforça ainda que o público irá perceber maior conforto térmico e gestão de luminosidade, além de ter acesso visual à geração de energia mais limpa possível e integrada a um moderno design. “Com a novidade, o shopping também se destaca por seguir os conceitos do retrofit, voltados para modernizar e revitalizar espaços de acordo com novas tecnologias e tendências”, acrescenta. Foram aplicados 125 m² de Sunew Flex no teto de vidro que cobre o terceiro piso do shopping, o maior da Bahia.
Do inglês organic photovoltaic (OPV), o filme fotovoltaico orgânico da Sunew é a tecnologia de células solares de terceira geração. Através de uma cadeia de produção totalmente sustentável, a OPV é a alternativa de geração de energia mais verde e apresenta a menor pegada de carbono entre as tecnologias de geração solar. O OPV da Sunew difere das tecnologias anteriores devido à sua versatilidade. Permite a geração de energia em qualquer superfície, desde fachadas de vidro de edifícios inteligentes até veículos e mobiliário urbano.
A Sunew foi criada em 2015 com a mentalidade de revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A empresa é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo. Após 10 anos de pesquisa e desenvolvimento, a Sunew construiu um processo de produção industrial inovador, contínuo e altamente escalável.
Primeiro centro de compras do estado e segundo do Brasil, o Shopping da Bahia se destaca pelo mix variado de lojas, com marcas de renome nacional e internacional. A região onde se encontra o empreendimento foi configurada a partir da sua inauguração, permanecendo ainda como importante polo de atração comercial. Fundado pelo empresário Newton Rique em 1975, o SDB é administrado pela Aliansce Sonae.