GasBrasiliano alcança 30 mil clientes
Da Redação, de Brasília (com apoio da GasBrasiliano) —
A GasBrasiliano atingiu a marca de mais de 30 mil clientes ligados à sua rede de distribuição. Ao todo, a empresa conta com 29.458 clientes residenciais, 176 industriais, 800 comerciais e 18 postos de combustíveis que comercializam o gás natural veicular (GNV).
A marca dos 30 mil clientes ocorre ao mesmo tempo em que a GasBrasiliano, que fornece gás natural para a região Noroeste do Estado de São Paulo, assina contrato com a Bracell, uma das maiores produtoras de celulose no mundo. Estima-se que a Bracell investirá cerca de R$ 7 bilhões para elevar sua produtividade de 250 mil toneladas de celulose solúvel para 1,5 milhão de toneladas.
A indústria utilizará o gás natural na unidade de Lençóis Paulista como insumo energético nos fornos de cal para produzir, prioritariamente, celulose solúvel e contará com o que há de melhor em tecnologia, tendo como principal inovação o conceito de biorrefinaria.
“Este é um momento de muita comemoração. O marco histórico de 30 mil clientes representa anos de trabalho e dedicação de toda a equipe da GasBrasiliano, que soube direcionar esforços estrategicamente para chegar a esse resultado. Como costumamos falar internamente, ‘somos dedicados, não paramos, nunca’. E esse espírito nos levará ainda mais longe. Além desse marco, comemoramos a assinatura do contrato com a Bracell. Com o gás natural também estamos contribuindo para a viabilização desse importante investimento para a região noroeste do Estado de São Paulo. E assim, estamos fazendo o nosso papel de levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para os locais onde atuamos e cumprindo nossa missão de implementar a infraestrutura de gás canalizado para desenvolver e conectar o noroeste paulista.”, explica o diretor presidente da GasBrasiliano, Alex Sandro Gasparetto.
Mercado industrial
Os números de crescimento de clientes são, em geral, liderados pelos mercados residencial e comercial. No entanto, é o mercado industrial o principal responsável pelas expansões da rede de distribuição de gás natural, já que são as indústrias as maiores consumidoras de gás natural.
“Para levar a rede de distribuição a novos lugares é necessário viabilidade dos projetos. E, são as indústrias que, devido ao alto volume de consumo (hoje superior a 95% do total distribuído), propiciam tal expansão. O setor industrial é o principal alavancador de investimentos para o desenvolvimento da rede de gás natural”, afirma Marcelo Mancuso, gerente de Mercado Industrial da GasBrasiliano.
Dentre as 176 indústrias atendidas, atualmente a maioria é do ramo alimentício, seguido pelo metalmecânico, cerâmicas, bebidas, químico, petroquímico e farmacêutico. Outros ramos também atendidos são o de vidro, borracha e plástico, tecido, cimento e gases Industriais. A maior parte dessas indústrias está localizada em Marília, Porto Ferreira, Ribeirão Preto e São Carlos.
Para os próximos cinco anos, a empresa pretende investir em diversos outros municípios-chave da região Noroeste do Estado de São Paulo. São cidades com grande potencial de consumo por indústrias de diferentes segmentos.
Mercado Urbano
Responsável pelo expressivo crescimento de clientes da GasBrasiliano, o mercado urbano é composto pelo segmento residencial, atendendo condomínios residenciais habitados e novas construções, comercial, atendendo estabelecimentos como restaurantes, hotéis e lavanderias, e GNV, na qual postos de combustíveis comercializam o Gás Natural Veicular.
Dos atuais 30 mil clientes, aproximadamente 96% estão concentrados no mercado residencial, que utilizam o gás natural para cocção e aquecimento de água. “Durante os últimos anos a Companhia concentrou esforços no desenvolvimento desse mercado, com recordes crescentes no número de ligações de novos clientes e, para os próximos cinco anos, a proposta é dobrar o número de consumidores residenciais”, comenta Thais Yamane, gerente de Mercado Urbano da GasBrasiliano.
Já o mercado comercial caminha junto com o residencial dentro dos municípios atendidos. De acordo com a gerente de Mercado Urbano, a conexão de novos clientes à rede de distribuição está em grande parte amparada na competitividade do gás natural e na adequação dos estabelecimentos às normas técnicas e licenças vigentes. “Em geral, o potencial de consumo desse mercado serve de âncora para os projetos de expansão das redes de gás natural canalizado dentro dos municípios”.
Atualmente, mais de 50% dos clientes do mercado comercial são restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas, além de padarias, hotéis, lavanderias, supermercados, academias, salões de beleza, entre outros.
Em relação ao GNV, hoje a GasBrasiliano fornece o combustível para 18 postos nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Ibitinga, Lençóis Paulista, Marília, Matão, Porto Ferreira, Ribeirão Preto e São Carlos. Para os próximos anos, a projeção é incrementar mais postos em municípios já atendidos com o gás natural, além de novos que fizerem parte da expansão da empresa.
Além da distribuição do GNV em postos de combustível, a GasBrasiliano tem intensificado estudos técnicos visando a utilização do gás natural como substituto parcial ou total do óleo diesel em veículos pesados, proporcionando significativa redução de custo. Atividades de desenvolvimento tecnológico, estratégias de abastecimento e promoção da tecnologia em frotas pesadas estão em andamento com o apoio de parceiros tecnológicos.
A Gasbrasiliano é uma companhia integrante do Sistema Petrobras. É responsável pela distribuição do gás natural canalizado na região Noroeste do Estado de São Paulo, abrangendo 375 municípios