Dubai implanta projeto de usina solar tipo CSP
Da Redação, de Brasília (com apoio da Shanghai Electric/PRNewswire) —
Houve um importante progresso no projeto de energia solar concentrada de 700 MW de Dubai, anunciado como o maior projeto de CSP em um único local do mundo. Em 09 de janeiro, foi realizada uma cerimônia de finalização da estrutura da torre central de 222 metros do projeto, recebendo representantes da Shanghai Electric – empreiteira geral do projeto – Dubai Electricity and Water Authority (Dewa), Noor Energy 1 e China Construction Third Engineering Bureau.
“A Shanghai Electric Group Company nos mostrou seu excelente desempenho, finalizando a torre solar de concreto de acordo com o cronograma, mesmo com grandes desafios ao longo do caminho”, afirmou Enrique Valades Nieto, gerente de construção da Noor Energy 1.
O projeto CSP de 700 MW marca a quarta fase do Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum em Dubai e é uma parte crucial da iniciativa “Vision 2021” do governo dos Emirados Árabes Unidos para garantir um desenvolvimento sustentável e ambientalmente amigável.
Além do “Vision 2021”, o governo também lançou o “Plano Estratégia Energética 2050” que visa aumentar a contribuição da energia limpa na mistura total de energia de 25% para 50% até 2050. Quando estiver operacional, a usina de CSP reduzirá a pegada de carbono de Dubai em 1,6 milhão de toneladas por ano.
Sustentabilidade é o foco do projeto. Para minimizar o impacto da construção, a Shanghai Electric contratou especialistas e parceiros para realocar animais selvagens e 180 árvores Mesquite nos 40 quilômetros quadrados para um novo parque de vida selvagem.
O projeto também visa gerar empregos para os moradores e é apoiado por uma equipe internacional. Estima-se que, à medida que o projeto avance, criará cerca de 6 mil empregos nos setores de tecnologia, gerenciamento de energia e construção.
O que é um sistema de energia solar concentrada
Os sistemas de energia solar concentrada geram energia solar usando espelhos ou lentes para concentrar uma grande área de luz solar em uma pequena área. A eletricidade é gerada quando a luz focalizada é convertida em calor, o que aciona uma turbina a vapor conectada a um gerador de energia elétrica. Os coletores de energia solar da usina CSP de 700 MW incluem coletores de torre e tubo.
A torre central é o componente fundamental da usina e é usada para receber toda a luz do sol concentrada dos 70 mil espelhos para aumentar a temperatura para mais de 500ºC, e com esse calor girar a turbina a vapor conectada ao gerador de energia elétrica. Com uma altura total de 267 metros, é atualmente a torre térmica mais alta do mundo.