Líder expõe dificuldade para vender Eletrobras
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), expôs a dificuldade de a privatização da Eletrobras ser aprovada na Casa. O projeto tramita na Câmara e enfrenta resistência entre parlamentares. De acordo com ele, “é preciso ainda uma construção política” para votar a proposta.
A privatização da Eletrobras foi citada como uma das prioridades do governo em mensagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, entregue ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, 03 de fevereiro.
Na sequência, o líder da Maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), também expressou resistências. Ele afirmou que há “bastante resistência” na Casa e o projeto precisa de “muito trabalho” nas negociações.
Gaspetro
A Petrobras esclareceu que ainda não decidiu sobre o modelo de venda de sua participação de 51% na Gaspetro, embora já tenha iniciado os estudos para se desfazer da fatia. De acordo com o comunicado da empresa, o modelo de venda escolhido dependerá das condições de mercado.
De acordo com notícia publicada em O Globo no domingo, a Petrobras poderia fazer uma oferta pública de ações para vender a Gaspetro, e poderia ser acompanhada na operação pela japonesa Mitsui, que detém os 49% restantes.
Analistas de mercado consultados pela reportagem afirmaram que a venda conjunta poderia levantar cerca de R$ 4 bilhões.
A venda da Gaspetro é parte dos compromissos assumidos pela Petrobras com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em Termo de Compromisso de Cessação divulgado em julho do ano passado.
Além disso, de acordo com a estatal, a operação está em linha com seu posicionamento estratégico de sair integralmente da distribuição e do transporte de gás, conforme seu Plano Estratégico 2020-2024.