Bento discute Furnas com parlamentares
Da Redação, de Brasília (com apoio do MME) —
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, rerecebe, nesta quinta-feira, 05 de março, integrantes da bancada parlamentar de Minas Gerais. Na reunião, discutiu-se a situação do reservatório formado pelo Lago de Furnas, que impacta 39 municípios no Sudoeste de Minas Gerais.
Além do ministro, a área institucional foi representada pela presidente da Agência Nacional de Águas (Ana), Christianne Dias Ferreira, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, o presidente de Furnas, Luiz Carlos Ciocci, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, e o secretário-adjunto de Energia Elétrica do MME, Domingos Andreatta.
A reunião permitiu a discussão de dados técnicos sobre o papel desempenhado pela usina de Furnas para a garantia de suprimento de energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como para as atividades econômicas que se desenvolveram ao longo do tempo em torno da represa. Segundo o MME, as discussões apresentaram “consistente convergência” entre os diversos participantes do encontro.
A bancada parlamentar mineira ouviu do ministro Bento Albuquerque que o tema já vem sendo examinado pelos técnicos do MME, a partir de uma orientação do presidente Jair Bolsonaro, e garantiu que, já na próxima semana, terá uma resposta para endereçar uma solução para o reservatório de Furnas. “Uma boa notícia em números, que é o mais importante”, disse, referindo-se ao nível ideal a ser buscado para o Lago de Furnas em relação ao nível do mar. Albuquerque também ressaltou a “sensibilidade, compromisso e responsabilidade” da administração federal com o tema.