Abradee garante soluções para Covid-19
Da Redação, de Brasília (com apoio da Abradee) —
A Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) distribuiu um comunicado, nesta quarta-feira, 25 de março, garantindo que as concessionárias estão engajadas na busca de soluções que possam conciliar os interesses empresariais com as melhores condições para os consumidores, face ao momento atual que o País está atravessando.
Na íntegra, a nota tem o seguinte conteúdo:
“Nas últimas semanas, as distribuidoras de energia elétrica se reuniram inúmeras vezes para encontrar medidas mais adequadas para atender às demandas advindas da evolução do Coronavírus no Brasil. Assim, as iniciativas que visam prioritariamente à manutenção da confiabilidade do sistema elétrico, e bem como permitam a preservação da saúde dos seus clientes e dos seus colaboradores foram traduzidas em sugestões que a Aneel anunciou ontem (24 de março), dentre as quais estava a maior tolerância para a suspensão dos cortes por inadimplência.
As distribuidoras, por meio da Abradee, enfatizam que estiveram engajadas em buscar uma solução sustentável para a questão, junto aos órgãos envolvidos, como Aneel, MME, Governos Estaduais e Federal. O entendimento da situação excepcional à qual todos os setores da economia estão inseridos também foram refletidos nessa Resolução, a qual a Abradee espera que tragam melhores condições para a população. Além disso, confia que medidas complementares para manter as condições financeiras das distribuidoras e dos demais agentes do setor elétrico objetivando manter o fornecimento de energia elétrica.
Por isso, as empresas de distribuição seguem empenhadas conjuntamente à Aneel, MME e Ministério da Economia em busca de alternativas que possam mitigar os efeitos das concessões estabelecidas pela Aneel.
Desde que o Brasil começou a sofrer os efeitos da crise da pandemia do Coronavírus, as distribuidoras têm atuado fortemente junto a seus colaboradores que estiveram nas ruas visando garantir o suprimento de energia nas residências, ajudando os mais de 200 milhões de consumidores a se manterem em casa, com o conforto da energia elétrica em seus lares. As empresas têm buscado, ainda, garantir toda a segurança necessária aos seus colaboradores que seguem no desempenho de suas funções.
A Abradee acredita que o momento é de mobilização e união das instituições e de toda a sociedade para apoiar àqueles mais vulneráveis e contribuir para que a economia do País seja restabelecida. Nesse sentido, é fundamental a todos que têm condições mantenham seus pagamentos em dia, pois não se tratam de isenções. Esses recursos financeiros são fundamentais para que as empresas do setor elétrico possam manter seu principal objetivo: o fornecimento de energia elétrica à sociedade com qualidade e presteza”.