Energisa facilita pagamento de conta atrasada
Da Redação, de Brasília (com apoio da Energisa) —
O Grupo Energisa anunciou nesta segunda-feira, 30 de março, um conjunto de medidas que facilitam o pagamento de contas atrasadas para os clientes de suas 11 distribuidoras. A empresa começou a oferecer novas modalidades de negociação para clientes dos grupos A e B (alta e baixa tensão, respectivamente), das classes de consumo residencial, comercial, industrial e do poder público.
Os clientes de baixa tensão – grupo formado por residências e pequenos comércios – e os de alta tensão – que inclui indústrias, empreendimentos comerciais maiores e poder público – poderão, pela primeira vez, parcelar novamente seus débitos já negociados com entradas facilitadas e opções de parcelamento a longo prazo. Essas condições facilitadas valem para clientes com contas em atraso a partir de um dia. Antes, esse tipo de benefício era concedido apenas a consumidores com contas atrasadas há mais de 30 dias.
“Estamos sensíveis diante desse momento difícil e queremos ajudar os nossos clientes a manterem o equilíbrio financeiro durante o período de pandemia de Covid-19”, afirma Hércules Negreiros, gerente corporativo da área de Recebíveis.
Os clientes podem solicitar a negociação sem sair de casa, por tempo indeterminado, utilizando os canais digitais de atendimento: WhatsApp da Gisa, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais), o site energisa.com.br e o 0800. As agências de atendimento estão temporariamente fechadas, seguindo a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para evitar a propagação do novo coronavírus.
Segundo a Energisa, o faturamento do consumo continua normal, de modo a garantir a manutenção do fornecimento de energia, essencial para famílias, negócios e hospitais. Os clientes podem quitar suas contas nos canais tradicionais, como aplicativo do banco, agências bancárias, banco 24 horas e os outros agentes arrecadadores, como mercados, farmácias e lotéricas, que seguem abertos.
Negreiros recomenda que o cliente use os canais digitais de pagamento ou solicite a Energisa a inclusão do pagamento por débito automático, a fim de evitar aglomerações nos canais de pagamento presenciais e uma possível contaminação pelo coronavírus.
“Além dos canais de pagamento virtuais, o cliente ainda pode recorrer ao débito em conta pelo site. Basta que ele tenha conta em um dos bancos conveniados e aceite os termos da adesão. Mas caso seja realmente necessário realizar o pagamento pessoalmente, incentivamos que tome todas as medidas de prevenção, como manter a distância de pelo menos 1 m e usar álcool em gel após o uso dos dispositivos”, disse.
E acrescenta “Ainda que os cortes de energia por atraso de pagamento estejam suspensos por 90 dias por determinação da Aneel, a Energisa quer ajudar os clientes desde agora a passarem por essa crise da melhor forma possível, evitando o acúmulo de contas e mantendo a saúde financeira da família”.