Shanghai conecta térmica em Bangladesh
Da Redação, de Brasília (com apoio da Shanghai Electric/PRNewswire/AE) —
A tecnologia aprimorada de CCPP da usina permite emissões reduzidas e garante eficiência termal mais elevada. Com um gerador refrigerado a ar de tecnologia GVPI de 100 MW, a usina é projetada para operar pelo seu ciclo de vida completo sem a necessidade de ressolda ou reaperto do núcleo laminado. Esta é uma conquista significativa pelo fato de a capacidade da usina ter sido aumentada em 90 MW com requisitos menores de manutenção Nos oito anos anteriores ao aprimoramento, a usina forneceu eletricidade de 8,19 bilhões de kWh à grade nacional e prevê-se que o número cresça em 640 milhões de kWh em termos anuais.
Beneficiando-se da tecnologia patenteada de impregnação por pressão a vácuo global (Global Vacuum Pressure Impregnation – GVPI) no gerador refrigerado a ar de 100 MW, a Shanghai Electric aprimorou substancialmente a eficiência da aplicação original simples de ciclo aberto da usina de 33% a 55%. O aumento notável da eficiência demonstra a profundidade do portfólio de produtos da Shanghai Electric e a solidez do seu programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Espera-se que a população de classe média e alta (Middle and Affluent – MAC) em Bangladesh cresça para 34 milhões em 33 cidades até 2025, de acordo com estimativas do Boston Consulting Group. Influenciada pelo crescimento econômico rápido juntamente com a crescente população de MAC, a demanda por eletricidade está crescendo a um ritmo acelerado, com previsão de atingir 80 mil MW até 2040. Espera-se que a nova capacidade de geração excedente facilite o desenvolvimento econômico e o setor.
“Readaptar a tecnologia do gerador de turbina a gás para a conversão de sistemas de ciclo aberto simples para a operação de ciclo combinado requer habilidade e serviço dedicado, e nós desenvolvemos uma experiência sólida através dos cinco projetos gerais em Bangladesh desde 2002″, disse Wang Yi, engenheiro-chefe do projeto de Sylhet.