Sinopec já opera maior porto petroquímico da China
A Sinopec Corp, principal empresa de energia e substâncias químicas da China, colocou em operação o maior porto petroquímico do país, com a bem-sucedida atracação e descarga do navio-tanque de petróleo cru (VLCC) New Renown, vindo do Oriente Médio. O navio-tanque foi recebido no novo terminal petrolífero de 300 mil toneladas no Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec, que faz parte do modelo de produção “terminal na frente, usina atrás” (“front terminal, rear plant”) da empresa.
Construído a 1.100 metros da refinaria da Sinopec, o porto petroquímico tem oito terminais, incluindo um berço de atracação de petroleiro de 300 mil toneladas, um berço de atracação de petroleiro de 100 mil toneladas e instalações de suporte, fornecendo uma capacidade total de 34 milhões de toneladas por ano.
Até agora, o berço de 100 mil toneladas para petroleiros é o maior terminal doméstico de petróleo refinado, com uma capacidade de carga e descarga de 5,61 milhões de toneladas por ano. O terminal fornece acesso conveniente a petróleo refinado e produtos químicos aos principais mercados domésticos da Sinopec, ao mesmo tempo que oferece oportunidades para exportações globais e aumenta a competitividade da empresa chinesa no setor.
Situado na costa leste de Zhanjiang, Província de Guangdong, o Porto da Refinaria Zhongke da Sinopec faz parte do Complexo Integrado de Refinaria e Petroquímica de Zhanjiang, o maior projeto de sua espécie em construção pela Sinopec Corp e um componente essencial do Plano de Cinco Anos da Província de Guangdong. O investimento total da primeira fase do projeto totaliza mais de CNY$ 40 bilhões e irá adicionar mais de 10 milhões de toneladas de capacidade para petróleo cru refinado e 800.000 toneladas de unidades de etileno por ano, além de unidades auxiliares de suporte.
Após sua conclusão, é previsto que o rendimento da refinaria irá exceder CNY$ 60 bilhões. Um rendimento adicional irá ajudar no desenvolvimento da cadeia industrial de downstream dos setores de refinaria e de substâncias químicas, ao mesmo tempo que injeta um novo impacto no desenvolvimento econômico da Grande Área da Baía.
As principais operações da Sinopec incluem exploração, produção, transporte por oleoduto e gasoduto e venda de petróleo e gás natural; a venda, armazenamento e transporte de derivados de petróleo, produtos petroquímicos, produtos químicos de carvão, fibras sintéticas, fertilizantes e outros produtos químicos; importação e exportação, incluindo uma empresa de importação e exportação de petróleo, gás natural, derivados de petróleo, produtos petroquímicos e químicos e outras commodities e tecnologias; pesquisa e desenvolvimento e aplicação de tecnologias e informação.