CCEE revisa PLD Horário de 12 meses
Da Redação, de Brasília (com apoio da CCEE) —
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgou, nesta quarta-feira, 13 de maio, os valores do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD em base horária, referentes ao período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, com a utilização de uma única versão do programa Dessem (19.0.5). Segundo a CCEE, a decisão mostra comprometimento “com a transparência e o trabalho de apoio aos agentes nos estudos do preço horário”.
“O reprocessamento dos dados de 2019 com uma versão estável do modelo assegura mais de um ano de PLD sombra com as mesmas funcionalidades e parâmetros. A necessidade de rever os valores decorre das evoluções realizadas no DESSEM ao longo do projeto de implementação da metodologia. Desde o início das simulações, já houve 73 versões do modelo”, esclareceu a CCEE.
“Com o reprocessamento, que era uma demanda dos agentes, permitiremos uma análise mais assertiva e próxima do cenário atual de operação. A CCEE tem procurado fornecer o máximo de informações para auxiliar a adequação do mercado ao PLD horário”, destacou Talita Porto, vice-presidente da Câmara de Comercialização. Para disponibilizar as informações, foi necessária uma série de rodadas dos modelos computacionais que calculam o preço.