PetroRio lucra R$ 44,5 mi no 1º trimestre
Da Redação, de Brasília (com apoio da PetroRio) —
A PetroRio, companhia independente de petróleo do país focada em campos maduros, registrou no primeiro trimestre indicadores positivos, como o aumento de produção e reservas e um Ebitda Ajustado de R$ 238,9 milhões – quase 12 vezes acima dos R$ 20,2 milhões obtidos no mesmo período de 2019. O lucro líquido no período foi de R$ 44,5 milhões, apesar da queda dos preços do óleo e em meio à Covid-19.
O ajuste no Ebitda decorreu da estratégia da companhia de firmar contratos de hedge (proteção sobre oscilações de preços), com o objetivo de enfrentar o período de preços baixos, mantendo suas vendas efetivas de óleo a US$ 65 por barril – numa cotação muito superior à atual faixa de US$ 30 o barril.
Esses contratos geraram R$ 206,6 milhões de ganhos para a Companhia nos três primeiros meses de 2020. Focada em uma gestão financeira prudente, a PetroRio fez hedge para parte das suas vendas do segundo trimestre, também com o preço a US$ 65 o barril.
“O modelo de negócios da PetroRio foi desenhado para assegurar à Companhia resiliência em períodos de incerteza e volatilidade, desde sua implantação em 2015. Com ele, estamos aptos a atravessar, tanto momentos de forte expansão, como também momentos mais desafiadores, como o que encontramos hoje”, destacou Roberto Monteiro, CEO da PetroRio.
O executivo destaca ainda as medidas adotadas para fazer frente à crise gerada pela pandemia do Covid-19, como racionalização de custos, renegociação com fornecedores, postergação de alguns investimentos, redução em 50% do salários dos diretores e 25% dos colaboradores onshore.
“Mantivemos as atividades essenciais e reduzimos o número de pessoas embarcadas para garantir a maior proteção e segurança possíveis de nossos colaboradores e prestadores de serviços na área operacional, com testagem das equipes e reforço nos equipamentos de proteção e nas medidas sanitárias”.
As medidas adotadas, especialmente a operação de hedge, garantiram a preservação do caixa da companhia, que encerrou março em US$ 127 milhões.