Amazon anuncia cinco projetos solares
da Redação, de Brasília (com apoio da Amazon/Dino/AE) —
A Amazon anunciou, nesta quinta-feira, 21 de maio, cinco novos projetos de energia renovável na China, Austrália e EUA que apoiam ainda mais o compromisso da empresa de alcançar 80% de energia renovável até 2024 e 100% de energia renovável até 2030 (e potencialmente em 2025), bem como atingir zero carbono líquido até 2040.
O primeiro projeto de energia renovável da Amazon na China é uma planta solar de 100 MW, em Shandong. Uma vez concluído, o projeto deverá gerar 128 mil MWh de energia limpa anualmente.
O segundo projeto de energia renovável da Amazon, na Austrália, é um projeto solar de 105 MW em Nova Gales do Sul. Terá capacidade para gerar 250 mil MWh de energia limpa a cada ano, o que é suficiente para alimentar o equivalente a 40 mil residências australianas médias.
Os mais novos projetos de energia renovável da Amazon nos EUA incluem duas plantas em Ohio, sendo uma com capacidade de geração solar de 200 MW e outra de 80 MW respectivamente. Além disso, um novo projeto solar de 130 MW na Virgínia eleva para 12 o número total de projetos de energia renovável na Commonwealth. Uma vez ativados, esses três projetos nos EUA têm capacidade para alimentar o equivalente a 69 mil residências nos EUA por ano.
Quando concluídos, os cinco novos projetos de energia renovável da Amazon, totalizarão 615 MW de capacidade instalada, fornecerão aproximadamente 1,2 milhão de MWh de energia renovável adicional à rede de atendimento da empresa e aos data centers da Amazon Web Services (AWS), que abastecem a Amazon e milhões de clientes globalmente.
Até o momento, a Amazon anunciou 31 projetos de energia renovável eólica e solar em escala de utilidade pública e 60 telhados solares em centros de atendimento e centros de classificação em todo o mundo. Juntos, esses projetos, totalizando mais de 2.900 MW de capacidade, fornecerão mais de 7,6 milhões de MWh de energia renovável anualmente, o suficiente para abastecer 680 mil residências nos EUA.
‘Como signatário do The Climate Pledge, estamos comprometidos em cumprir as metas do Acordo de Paris dez anos antes e alcançar carbono zero líquido na Amazon até 2040’, disse Kara Hurst, vice-presidente de sustentabilidade da Amazon. ‘Esses cinco novos projetos de energia renovável são uma parte crítica do nosso roteiro para alcançar esse objetivo. De fato, acreditamos que é possível atingir 100% de energia renovável até 2025, cinco anos à frente das metas que anunciamos no outono passado. Embora isso seja desafiador, temos um plano confiável para chegar lá.’
‘O futuro da energia da Virgínia é brilhante. Através de investimentos em energia limpa, podemos reduzir as emissões de carbono e criar empregos para ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico a longo prazo’, disse Jennifer L. McClellan, senadora da Virgínia. ‘O anúncio desse novo projeto solar da Amazon ajuda a Commonwealth a cumprir nossas metas climáticas e contribui para o nosso crescimento econômico. A Lei de Economia Limpa da Virgínia ajudará a impulsionar mais investimentos em energia limpa como esta, para tornar a Virgínia um centro nacional de empregos em energia limpa.’