Dubai investe em usina solar flutuante
Da Redação, de Brasília (com apoio da GCL/PRNewswire) —
Pesquisa feita pelo Relatório FV Flutuante 2020 da IHS Markit revela que, em relação a 2019, instalações flutuantes de energia solar devem crescer 143%, alcançando mais de 900 MW em acréscimos de capacidade anual este ano. A GCL System Integration (GCL SI) está posicionada para liderar este segmento de alto crescimento, destacando sua presença no setor de plantas flutuantes de energia solar. Mais recentemente a empresa anunciou que sua linha de painéis solares completamente à prova d’água foi essencial no desenvolvimento de uma usina de energia solar na costa da Ilha de Nurai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Situada nas proximidades da ilha resort de luxo de Nurai – desenvolvedora local de energia solar – a Enerwhere construiu em águas marinhas do Oriente Médio a primeira planta flutuante de energia solar, usando os patenteados módulos solares de vidro duplo da GCL SI. Além dos painéis solares, o ambicioso projeto tornou-se possível através do uso de estruturas flutuantes e de montagem construídas pela Sungrow.
Embora o conceito de planta de energia solar flutuante seja ideal para a economia de espaço, na prática ele é muito desafiador. Os patenteados módulos de vidro duplo da GCL SI são especificamente criados para aplicação marítima e podem resistir a mais de 30 anos de constante pulverização de sal. Para que durem décadas, os módulos precisam ser absolutamente à prova d’água e resistentes a potenciais condições climáticas adversas, experimentadas em mar aberto.
Os módulos de vidro duplo da GCL SI passaram em todos os rigorosos testes IEC para condições ambientais hostis, a exemplo de névoa de sal, corrosão por amônia e sopro de areia, evidenciando o desempenho de alta qualidade e a confiabilidade dos módulos da GCL SI, especialmente quando usados em águas abertas. A escolha da Enerwhere pelos módulos de energia solar fabricados pela GCL SI está acrescentando outro marco ao existente portfólio da GCL, inclusive quatro projetos flutuantes de energia solar em todo o mundo.
Sob a liderança da Autoridade de Água e de Eletricidade de Dubai (Dubai Electricity and Water Authority – Dewa, em inglês), os Emirados Árabes Unidos estão comprometidos como a Estratégia de Energia Limpa de Dubai 2050, um plano para transformar Dubai num centro global de energia limpa até 2050, com 75% da eletricidade vindo de energia limpa, inclusive a solar. Para chegar a isso, o governo pretende construir um “lago solar” de painéis solares flutuantes nos Emirados.
O ciclo de vida do módulo solar é um dos principais fatores na garantia da sustentabilidade e lucratividade dos projetos FV. Com durabilidade como sua prioridade, a GCL tem sido pioneira em tecnologias para aumentar a vida útil de seus módulos solares, reduzindo para investidores o custo por unidade da eletricidade.