Brookfield compra usinas da Solatio em Minas
Maurício Corrêa, de Brasília —
O município de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, receberá um dos maiores projetos de usina solar de todo o mundo. A Brookfield Energia Renovável firmou contrato com a desenvolvedora de projetos Solatio para aquisição de 20 parques de energia solar, somando 1,2 mil MW. Os projetos demandarão investimentos de R$ 3 bilhões e ocuparão cerca de 3 mil hectares de terras na região de Janaúba, distante 550 km de Belo Horizonte.
Segundo informou Walter Fróes, presidente da comercializadora CMU, que atua como consultor da Solatio nesta operação, os parques solares — com projetos em fase final de desenvolvimento — deverão produzir energia suficiente para abastecer cerca de 1,2 milhão de residências e a construção deverá começar ainda em 2020, com entrega no final de 2022 e primeiro semestre de 2023.
A energia desses parques será diretamente injetada na Rede Básica, que é controlada pelo ONS, e não na rede de transmissão da Cemig.
Fróes lembrou que a Solatio desenvolve simultaneamente vários projetos de usinas solares destinadas à Geração Distribuída. Esses parques solares representarão mais de R$ 1 bilhão em investimentos.