Baterias unem Mercedes-Benz e chinesa CATL
Da Redação, de Brasília (com apoio da Mercedes-Benz/CATL/PRNewswire/AE) —
A alemã Mercedes-Benz e a chinesa Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) passaram para o novo estágio de sua parceria estratégica e criarão tecnologia de ponta de bateria em apoio à eletrificação de alto volume do portfólio de modelos da Mercedes-Benz. A fabricante de carros de luxo com sede em Stuttgart está acelerando sua estratégia “Electric First” (elétrico primeiro) com células de bateria produzidas sem emissão de carbono, módulos e sistemas avançados fornecidos pela CATL, líder em tecnologia de baterias de íon de lítio.
O acordo abrange toda a gama de tecnologias de bateria, desde células em módulos para a Mercedes-Benz Cars até sistemas completos de bateria para a Mercedes-Benz Vans em configurações de tecnologia inovadoras e promissoras. Isso também inclui o design de célula a pacote (CTP) da CATL, que elimina os módulos convencionais e integra as células diretamente na bateria.
“A Mercedes-Benz é uma parceira especial e importante para a CATL. Estamos muito satisfeitos de expandir e atualizar ainda mais a parceria para o desenvolvimento futuro de ambas as partes A Mercedes inventou o carro há mais de 130 anos e desenvolveu sua tecnologia com inúmeras inovações. Isso, combinado com a experiência da CATL em baterias, será um passo decisivo para as estratégias de eletrificação de ambas as partes”, disse o Robin Zeng, fundador, presidente e diretor executivo da CATL. “Juntos, colaboramos no desenvolvimento e fornecimento de soluções competitivas e confiáveis para promover a mobilidade eletrônica mundial”.
Os dois parceiros já começaram a trabalhar nas futuras gerações de baterias a serem introduzidas em vários veículos nos próximos anos. A meta clara é encurtar os ciclos de desenvolvimento, aumentar significativamente o alcance das baterias futuras por meio de avanços na densidade de energia e reduzir o tempo de carregamento. Para tornar a eletrificação ainda mais atraente para os clientes do segmento de luxo, as metas estabelecidas são ambiciosas: com o sedan de luxo EQS, que será entregue aos clientes no próximo ano, a meta de desenvolvimento é uma faixa de longa distância de mais de 700 km (faixa WLTP) e a duplicação da velocidade de carregamento em comparação com os modelos atuais. O EQS também será equipado com módulos de células da CATL.
“A Daimler continuará fortalecendo sua competitividade global e aumentando a eficiência, trabalhando com parceiros sólidos e inovadores para executar a estratégia futura, incluindo a mobilidade elétrica. Na China, estabelecemos sólida cooperação com os principais participantes da indústria e tecnologia ao longo dos anos, que contribuíram não apenas com o nosso sólido momento de crescimento, como também trouxeram eficiência à produção, às aquisições e à pesquisa e desenvolvimento”, disse Hubertus Troska, membro do conselho de gestão da Daimler AG, responsável pela Grande China.
“Temos agora o prazer de elevar a nossa cooperação com a CATL, fabricante líder mundial de baterias da China, a um novo nível e integraremos ainda mais essa parceria à nossa estratégia ‘Electric First’ e ao desenvolvimento sustentável. Acreditamos que essa cooperação permitirá à Daimler continuar encantando os clientes com liderança em tecnologia e inovação acelerada”.
Com o plano “Ambition2039”, a Mercedes-Benz está buscando a visão de longo prazo de uma nova frota de automóveis de passageiros neutra em relação ao clima e está conduzindo ativamente a transformação para a neutralização de carbono. Para minimizar a pegada de carbono das gerações atuais e futuras de veículos, os parceiros concordaram com a fabricação de produtos de bateria sem emissão de carbono. Para isso, a CATL utilizará eletricidade de fontes renováveis de energia, como a eólica, solar e hidrelétrica na produção.
No início de 2020, a Mercedes-Benz e a CATL já haviam lançado um projeto-piloto conjunto usando a tecnologia blockchain para criar transparência nas emissões de gases nocivos ao clima e na proporção de material secundário ao longo da cadeia de fornecimento das células da bateria. A próxima etapa é reduzir significativamente a dependência da mineração de matéria-prima por meio da reciclagem de baterias em final de vida.
“No âmbito dessa parceria estratégica recém-estabelecida, a CATL se compromete totalmente com as metas de sustentabilidade da Mercedes-Benz AG, inclusive do plano ‘Ambition 2039’. Isso inclui a produção sustentável com energia renovável, a pegada mínima de carbono em termos de logística em toda a cadeia de fornecimento e o respeito por todos os aspectos da responsabilidade social. A CATL garantirá a fabricação de baterias sem emissão de carbono e maximizará a redução de carbono na cadeia de fornecimento de baterias para a próxima geração do EQ da Mercedes-Benz, começando com o EQS”, disse Zhou Jia, presidente da CATL. “Estou convencido de que esta parceria criará novas oportunidades para as duas empresas criarem um negócio sustentável e acelerarem a transição da indústria”.
A parceria estratégica entre a Mercedes-Benz e a CATL acelera o desenvolvimento e a industrialização de tecnologias de bateria de ponta na Alemanha. Com a construção da fábrica na Turíngia, a CATL está desenvolvendo um sistema de serviço europeu para oferecer à Mercedes-Benz produtos mais competitivos, além do fornecimento sem interrupção. Isso permitirá que a Mercedes-Benz aumente ainda mais o grau de localização em compras e, no futuro, compre produtos de bateria da fábrica da CATL próxima de Erfurt.
A Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) é líder global no desenvolvimento e fabricação de baterias de íons de lítio, com negócios que abrangem P&D, fabricação e vendas em sistemas de baterias para veículos novos e sistemas de armazenamento de energia. Em 2019, o volume de vendas de baterias EV da empresa atingiu 40,25 GWh no mundo todo, tornando-a líder mundial em volume anual de consumo de baterias EV (fonte SNE Research).
Sediada em Ningde, China, a CATL tem mais de 26 mil funcionários no mundo desde 2019, e subsidiárias em Pequim, Liyang (província de Jiangsu), Xining (província de Qinghai) e Yibin (província de Sichuan), bem como em Munique (Alemanha), Paris (França), Yokohama (Japão), Detroit (EUA) e Vancouver (Canadá).
A Mercedes-Benz AG é responsável pelos negócios globais da Mercedes-Benz Cars e Mercedes-Benz Vans, com mais de 173 mil funcionários no mundo. Ola Källenius é presidente do conselho de administração da Mercedes-Benz AG. A empresa se concentra no desenvolvimento, na produção e nas vendas de automóveis de passeio, vans e serviços de manutenção. Além disso, aspira ser líder nas áreas de conectividade, direção automatizada e acionamentos alternativos com suas inovações voltadas para o futuro.