Texas investe em armazenamento de energia
Da Redação, de Brasília (com apoio da Key Capture/PRNewswire/AE) —
A Key Capture Energy selecionou a Mitsubishi Hitachi Power Systems Americas (MHPS) e a Powin Energy Corporation para construir três projetos de sistemas de armazenamento de energia de bateria (Bess), totalizando 200 megawatts (MW) no Texas. A MHPS fornecerá engenharia, aquisição e construção prontas para uso, bem como suporte de serviço de longo prazo para todos os equipamentos de corrente contínua (DC), sistemas de conversão de energia e subestações de alta tensão. A Powin fornecerá uma bateria totalmente integrada, um sistema de gerenciamento de bateria e serviço de longo prazo
A construção dos KCE TX 11 (50 MW), KCE TX 12 (100 MW) e KCE TX 23 (50 MW) começará no outono de 2020 e os projetos estarão online antes do verão de 2021. A KCE foi pioneira em armazenamento autônomo Electric Reliability Council of Texas (Ercot). A capacidade operacional da empresa no primeiro semestre de 2021 de 229,7 MW de projetos de armazenamento de bateria é aprimorada por 199 MW de contratos de compra mínima garantida com contrapartes com grau de investimento.
Tanto a MHPS quanto a Powin têm experiência em armazenamento de energia de íon de lítio e, juntas, desenvolveram uma solução personalizada para atender aos requisitos técnicos da KCE. Ela usa química de bateria de fosfato de ferro de lítio (LiFePO4) combinada com controles de ação rápida e sistemas de conversão de energia selecionados dos principais fornecedores.
Os projetos Bess expandem a presença de todas as três empresas na Ercot. A KCE é atualmente a segunda maior operadora de projetos autônomos de armazenamento de bateria no Texas, com três projetos operacionais totalizando 29,7 MW, para todos os quais a Powin contribuiu como integrador do sistema de bateria. A KCE também tem uma crescente linha de produção de projetos autônomos de armazenamento de energia em desenvolvimento no Texas.
As empresas do grupo Mitsubishi Heavy Industries têm liderado o investimento em tecnologia de energia com baixo teor de carbono no Texas que inclui 2 gigawatts (GW) de geração eólica on-shore, 1,3 GW de geração de gás natural e o maior projeto de captura de dióxido de carbono pós-combustão do mundo. Os projetos Bess continuam a história da Mitsubishi de parcerias e soluções voltadas para a tecnologia na região.
Jeff Bishop, CEO da Key Capture Energy, declarou: ‘Como um provedor líder de soluções de armazenamento de energia, a MHPS tem um forte histórico de inovação tecnológica, um histórico comprovado em gerenciamento de projetos em grande escala e forte posicionamento financeiro. Temos o prazer de fazer parceria com a MHPS para fornecer soluções completas prontas para uso para esta rodada de projetos do Texas. O Texas é o epicentro do mercado global de energia e, com um escritório em crescimento em Houston, esperamos fornecer as melhores soluções de armazenamento de energia no estado nas próximas décadas’.
Tom Cornell, vice-presidente da Next da MHPS, disse: ‘A Key Capture Energy é um desenvolvedor de primeira linha com impressionantes 1.500 MW de projetos de armazenamento de bateria autônomo em sua linha de produção em todo o país. Estamos ansiosos para unir forças no Texas para construir armazenamento de energia de bateria para as necessidades da Ercot. Com a crescente penetração de energia renovável de hoje, este é o momento ideal para projetos como este para otimizar a rede. Estamos passando por uma Mudança em Energia’.