Coréia do Sul instala projeto híbrido eólico/FV
Da Redação, de Brasília (com apoio da JA Solar) —
A chinesa JA Solar anunciou que forneceu módulos para o maior projeto de usina fotovoltaica montanhosa da Coreia do Sul, instalada com uma capacidade de 93 MW e construída no terreno de um já existente parque eólico de 40 MW. Com a incorporação da usina fotovoltaica, o projeto híbrido eólico-solar se tornou o maior do gênero na Coreia do Sul, com uma capacidade instalada total de 133 MW.
Espera-se que todo o projeto híbrido eólico-solar gere 120 milhões de kWh de eletricidade por ano, o que atenderá às necessidades de cerca de 30 mil residências e terá uma receita anual de cerca de 30 bilhões de won (cerca de 25 milhões de dólares). Espera-se que a usina fotovoltaica de 93 MW reduza as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 56 mil toneladas por ano, o equivalente a plantar 310 mil pinheiros.
Este projeto usa o terreno livre do parque eólico para a instalação da usina fotovoltaica que atenderá à crescente demanda do mercado sul-coreano por energia limpa e, ao mesmo tempo, aumentará efetivamente a utilização da terra. Com esta nova aplicação de geração de energia eólica e solar, a confiabilidade do fornecimento de energia é aprimorada e os custos reduzidos.
Este último projeto é parte do compromisso contínuo da JA Solar em explorar ativamente aplicações inovadoras de energia renovável enquanto se concentra no desenvolvimento de tecnologia fotovoltaica. Ela forneceu módulos para projetos que combinam produtos fotovoltaicos com tecnologias de ponta, incluindo o envio de 490 MW da Huanghe Hydropower para seu projeto de transmissão de ultra-alta tensão (UHV) na província de Qinghai, um projeto de armazenamento solar mais de 32 MW em Hokkaido e o primeiro projeto bifacial-plus-trackers na Malásia. Por meio dessa aplicação inovadora de produtos fotovoltaicos avançados, a empresa promove constantemente o uso e o desenvolvimento eficientes da energia solar.