ONS e CCEE lançam portal para PMO e PLD
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS/CCEE) —
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) colocaram no ar nesta quinta-feira, 27 de agosto, o portal do Comitê Técnico PMO-PLD (https://ctpmopld.org.br). A página, criada em parceria pelas instituições, será um espaço para compartilhamento de informações entre os profissionais da área sobre a elaboração do Programa Mensal de Operação Energética (PMO) e o cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Além disso, aproximará os agentes das duas organizações.
O lançamento, feito de maneira online durante o primeiro dia de reunião de elaboração do Programa Mensal de Operação (PMO) de setembro, contou com a participação do diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, e do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri.
A união das duas entidades demonstra o empenho do setor para implantar ferramentas modernas e que otimizem os processos e deem dinamismo às interações entre as equipes técnicas. “Os agentes poderão acompanhar todas as etapas que compõem a elaboração do PMO e o fluxo de formação de preços, com maior isonomia e transparência. Na prática, o portal contribuirá para a evolução do setor e também para melhorar a prestação dos serviços”, resumiu Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do ONS.
Para Rui Altieri, a plataforma eletrônica é mais um passo que as instituições dão para previsibilidade e transparência nas metodologias adotadas pelo setor. “O debate e a colaboração dos agentes são primordiais para o enriquecimento das ideias e propostas. A CCEE, em conjunto com o ONS, tem trabalhado para ampliar a transparência e abrir espaços para essa interação”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CCEE.
O Comitê Técnico PMO-PLD tem a coordenação compartilhada pelas duas instituições, e foi criado em atendimento à Resolução Normativa Aneel n° 843/2019. Em 2020, estão sendo discutidos quatro temas:
- Uso do modelo Smap (modelo determinístico de simulação hidrológica do tipo transformação chuva-vazão) em horizonte estendido no modelo Decomp (1º mês);
- Uso do Modelo PrevCargaDessem na Programação Diária;
- Discussão e proposição de nova representação no Decomp da curva de deplecionamento da UHE Tucuruí;
- Incorporação da previsão de geração eólica através do Modelo de Previsão de Geração Eólica de Curto Prazo na primeira semana operativa do Decomp.
Por se tratar de um ambiente para troca de informações técnicas, será preciso pedir a autorização aos administradores para entrar na área restrita.