Aneel libera PCH Tamboril, em GO, para testes
Maurício Corrêa, de Brasília —
O superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Aneel, Gentil Nogueira de Sá Junior, assinou o Despacho 2520, com data de 28 de agosto, que libera a PCH Tamboril, recém-construída no rio São Bartolomeu, em Goiás, para início de operação da fase de testes, a partir deste sábado, 29 de agosto.
O empreendimento pertence à empresa São Bartolomeu Geradora de Energia Renovável, controlada pelo Grupo Tradener, de Curitiba. A PCH conta com capacidade instalada de 15,8 MW, gerando energia através de duas turbinas de 7,9 MW cada.
O presidente da Tradener, Walfrido Avila, está eufórico com o início da operação de testes da PCH Tamboril. “Ficou uma excelente hidrelétrica, comprovando a capacidade técnica e gerencial do pessoal da Tradener. Trabalhamos nessa PCH com muito carinho, desde os primeiros momentos do desenvolvimento do projeto até a construção da usina. O Brasil não pode abdicar do compromisso que assumiu com as energias renováveis e, nesse contexto, as PCHs estão em condições de oferecer contribuições muito positivas para que tenhamos uma matriz energética limpa. Trata-se de um potencial que o País não pode relegar a segundo plano”, afirmou Avila.
A Tradener iniciará brevemente a construção de outros empreendimentos similares no rio São Bartolomeu.