Statkraft investe R$ 2,5 bi em eólica na Bahia
Da Redação, de Brasília (com apoio da Statkraft) —
A Statkraft Brasil iniciará, em janeiro de 2021, a construção do parque eólico Ventos de Santa Eugênia, na Bahia. O empreendimento terá capacidade instalada de 519 MW. Após a construção, a empresa mais do que dobrará a capacidade instalada no Brasil, chegando a 967 MW. O projeto eólico, que receberá investimentos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, está programado para ser concluído em 2023. As primeiras turbinas eólicas devem começar a operar em 2022.
“O Brasil é provavelmente um dos países mais competitivos do mundo no que diz respeito a energias renováveis. Nesse sentido, estou muito satisfeito em ver que a Statkraft é capaz de produzir um projeto de alto nível como este”, ressaltou o CEO da Statkraft no Brasil, Fernando De Lapuerta.
Serra de Mangabeira e Ventos de Santa Eugênia representam a primeira fase de implantação do complexo eólico Ibipeba com aproximadamente 1,1 GW. Os projetos do complexo eólico foram adquiridos em 2019 com aproximadamente 660 MW. Auxiliada pela evolução tecnológica dos aerogeradores, incorporação de novas áreas e ajustes de layout, a Statkraft ampliou a capacidade projetada do complexo em aproximadamente 450 MW.
“A construção de Ventos de Santa Eugênia representa um passo significativo no caminho para atingir a meta de desenvolver 6 GW de energia eólica globalmente até 2025 e cumprir nossa ambição de nos tornarmos uma empresa líder em energia renovável no mundo”, afirmou o vice-presidente executivo da Área de International Power da Statkraft, Jürgen Tzschoppe.
A primeira fase de implantação será composta por 14 parques eólicos onde serão instaladas 91 turbinas de 5,7 MW que serão produzidas pela Nordex em sua fábrica no estado da Bahia. O complexo Ibipeba está localizado próximo aos parques eólicos da Statkraft na Bahia, Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra, que juntos possuem 95MW.
A Statkraft é uma empresa que opera na área de energia hidrelétrica internacionalmente, sendo considerada a maior geradora de energia renovável da Europa. Conta com aproximadamente 4 mil colaboradores em 17 países. No Brasil, o grupo controla 18 ativos de geração renovável, com cerca de 450 MW de potência instalada. A empresa também é um dos principais players do setor na comercialização de energia. No mundo, essas operações são executadas em mais de 10 países. São mais de 650 profissionais envolvidos e mais de 500 mil contratos por ano.