EDP integra projeto de ônibus elétrico no ES
Da Redação, de Brasília (com apoio da EDP) —
O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas do Estado. Com chassi produzido pela BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo.
O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e Certi, terá duração de 18 meses, investimento total de R﹩ 6,6 milhões, e é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.
A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela Aneel em 2019.
Também participam do consórcio as empresas WEG, como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.
Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.
“Começamos nossa história inovando e seguimos fazendo isso todos os dias para oferecer soluções que resolvam os problemas e as necessidades dos nossos clientes. Está no DNA do Grupo Águia Branca a contínua busca por trazer o que há de mais moderno e eficiente aos nossos negócios, e a chegada do primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário para serviço de fretamento, pela VIX, é mais um importante passo nesta direção, nos incentivando a seguir sempre atentos às novas tecnologias, tendências e investimentos em projetos inovadores.” disse o presidente do Grupo Águia Branca, Renan Chieppe.
Segundo Kaumer Chieppe, presidente da VIX Logística, dispositivos de segurança e conforto ultramodernos estão presentes no veículo, como visão 360 com câmeras auxiliares, sensor de visão térmica e de fadiga, além de um sistema de inteligência artificial que atua na prevenção de colisões, dentre outros. Medições em tempo real com informações do desempenho serão compartilhadas com as demais empresas parceiras na iniciativa.
“Este é um projeto pioneiro. O primeiro ônibus elétrico de uso rodoviário do país nos permitirá conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte rodoviário de passageiros. O projeto contará com testes em ambiente real, em linhas selecionadas, em diversos clientes VIX, e nos possibilitará evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel para ofertar e gerar valor aos nossos clientes”. Como não emite gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente, o ônibus elétrico possui um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das emissões locais e atmosféricas, afirma Kaumer Chieppe.
“A ampliação e massificação do uso dos ônibus dentro do ecossistema da mobilidade elétrica tem um grande potencial para popularizar o mercado, bem como trazer inúmeros benefícios ambientais evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Estamos muito contentes com a implantação prática do projeto e esperamos que seja o início de um legado positivo para o país”, destaca Nuno Pinto, Head de Mobilidade Elétrica na EDP Brasil.
O diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Schneider, fala sobre a importância das empresas estarem preocupadas com o meio ambiente: “Investir em mobilidade elétrica é sempre uma forma eficaz e de grande impacto ao meio ambiente. Cada ônibus a diesel substituído por um elétrico é um ganho para o planeta”. O executivo também destaca as vantagens econômicas da operação elétrica; “Os ônibus da BYD são 100% elétricos, além de não poluentes, são econômicos, tendo custo operacional 70% menor que um ônibus a diesel convencional”.
Sustentabilidade, Economia, Conforto e Acessibilidade:
Dentre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos, assim como a eliminação de ruídos internos e externos. Por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros. Outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico, de 60 e 70% menor em comparação com um ônibus a diesel convencional, assim como apresenta maior disponibilidade, já que o número reduzido de peças (de 2.000 para 300), reduz em até 60% a necessidade de manutenção.
O veículo conta com o sistema de acessibilidade DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), também chamado de porta pantográfica lateral para poltrona móvel, mais conhecido como elevador de acessibilidade. Uma curiosidade é o número escolhido para o veículo: EV 50. Trata-se de uma referência à VIX, que comemora 50 anos em 2021, acompanhando o EV, de “Eletric Vehicle”, o primeiro do Grupo Águia Branca.
Quatro estações de recarga da WEG Electric Mobility estarão espalhadas pelo ES, sendo duas em garagens do Grupo Águia Branca e outras duas em localidades próximas a clientes da VIX. Para recarregar a bateria de íons de lítio do ônibus elétrico estima-se o tempo médio de 3 a 4 horas, dependendo do nível de carga das baterias, e gera autonomia para rodar cerca de 250 a 350km com uma só recarga. O veículo traz ainda um moderno sistema de regeneração que permite o carregamento da bateria em frenagens.