Total Eren coloca em operação eólica argentina
Da Redação, de Brasília (com apoio da Total Eren) —
A francesa Total Eren anunciou o início das operações do projeto de energia eólica Malaspina, de 50,4 MW de capacidade instalada, localizado no sul da Argentina. Este é o segundo projeto de energia renovável que a Total Eren coloca em funcionamento no país.
Malaspina está no extremo sul da Argentina, na província de Chubut, na Patagônia. É uma região de ventos fortíssimos. Situada na costa Atlântica, onde a velocidade média do vento pode superar 10 m/s, o que é comparável ao que se registra nas plantas eólicas marítimas que a Alemanha explora no Mar do Norte.
A Total Eren desenvolve, financia, constrói e opera plantas de energias renováveis (solares, eólicas ou hidrelétricas), com um portfólio que soma uma capacidade bruta superior a 3,3 mil MW em exploração ou construção em vários países. O objetivo estratégico da companhia é alcançar uma capacidade instalada total, no mundo, superior a 5 GW nos próximos dois anos. A petroleira francesa Total tornou-se acionista da empresa em 2017.
Atualmente, a Total Eren é possuidora de três plantas solares e eólicas na Argentina, somando 180 MW em exploração ou construção. O parque chamado Vento Os Hércules, na província de Santa Cruz, vai agregar 97,2 MW de capacidade para a empresa. Além dos projetos argentinos, a Total Eren conta com 190 MWp de capacidade solar em fase de construção no Chile e 300 MW de plantas solares e eólicas em construção ou exploração no Brasil.