Hydro-Québec vai produzir hidrogênio verde
Da Redação, de Brasília (com apoio da Hydro-Québec/PRNewswire/AE) —
A Hydro-Québec está anunciando a construção de uma instalação de eletrolisador com capacidade de cerca de 90 MW, tornando-se um dos eletrolisadores mais poderosos do mundo na produção de hidrogênio verde. A instalação fornecerá hidrogênio e oxigênio verdes para o projeto da planta Recyclage Carbone Varennes (RCV), que transformará resíduos não recicláveis em biocombustíveis, oferecendo uma alternativa ao aterro sanitário.
A planta de eletrólise de água, a ser construída em Varennes, próxima a Montreal (Quebec, Canadá), exigirá um investimento de cerca de $200 milhões da Hydro-Québec, que será a única acionista. A planta irá gerar anualmente cerca de 11.100 toneladas métricas de hidrogênio e 88 mil toneladas métricas de oxigênio. O hidrogênio produzido será utilizado como agente de gaseificação na usina de biocombustível RCV, que será construída em um lote vizinho de custo estimado em mais de $680 milhões.
“Graças à nossa frota de mais de 60 usinas hidrelétricas com uma potência total de 36.700 MW, a energia produzida pela Hydro-Québec é mais de 99% limpa. Isso coloca Quebec em uma posição privilegiada para assumir um papel de liderança na produção de hidrogênio verde”, disse a presidente e CEO da Hydro-Québec, Sophie Brochu.
A Hydro-Québec também está interessada em outros projetos para o desenvolvimento do setor de hidrogênio em Quebec e quer ouvir as empresas que desejam contribuir para esses projetos.
A Hydro-Québec gera, transmite e distribui eletricidade. É o maior produtor de eletricidade do Canadá e está entre os maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo. Seu único acionista é o governo de Québec Suas instalações de pesquisa, chamadas coletivamente de Institut de recherche d’Hydro-Québec (IREQ), conduzem P&D em campos relacionados à energia, incluindo armazenamento de energia. A Hydro-Québec investe mais de $100 milhões por ano em pesquisa.