Vanádio pode ser opção em armazenamento
Da Redação, de Brasília (com apoio da Largo Clean/PRNewswire/AE) —
A Largo Resources lançou a Largo Clean Energy Corp., uma empresa constituída no estado americano de Delaware, cujo objetivo será oferecer sistemas de bateria de fluxo redox de vanádio seguros e de longa duração para o mercado de armazenamento de energia renovável global de rápido crescimento. A Largo Clean Energy adquiriu tecnologia VRFB superior que pertencia previamente à VionX Energy, uma empresa que estava envolvida no mercado de armazenamento de energia renovável desde 2002.
Segundo Paulo Misk, presidente e CEO da Largo, “a aquisição de tecnologia de processamento de eletrólitos VRFB patenteada, juntamente com o uso do design de pilha de bateria de fluxo líder da indústria e o fornecimento de vanádio de alta pureza e confiabilidade da Largo culminou na formação de um negócio de armazenamento de energia renovável posicionada de forma única. Também contratamos membros de equipes chave anteriormente empregados pela VionX Energy que acreditamos terem desenvolvido uma das tecnologias VRFB mais avançadas do mundo. Quando combinada com as capacidades operacionais e comerciais comprovadas da Largo Resources, resultarão em sinergias imediatas e vantagens competitivas sem precedentes”.
“Olhando para o futuro, estamos muito entusiasmados para começar a trabalhar com esta avançada tecnologia VRFB para capitalizar as novas oportunidades de armazenamento de energia renovável em todo o mundo. As receitas da Largo continuarão a ser amplamente impulsionadas pelas vendas na indústria global de aço e mercados aeroespacial e químicos de alta pureza, mas como a demanda de vanádio das implantações de VRFB global se expande nos próximos anos, esperamos um crescimento significativo no setor de VRFB”, acrescentou Misk.
O lançamento da Largo Clean Energy cria um provedor de armazenamento de energia integrado verticalmente para o crescente mercado de armazenamento de energia renovável. Estima-se que a capacidade de armazenamento de energia global cresça a um ritmo de crescimento anual composto de 31%, registrando mais de 741 gigawatts por hora de capacidade cumulativa para 2030.
Segundo a Largo Clean, o VRFB é muito conhecido por seus méritos técnicos e econômicos, mas um problema fundamental que assola a maioria dos projetos de implantação de VRFB é o fornecimento seguro e confiável de vanádio de alta pureza. A empresa acredita que ajudará a resolver esse problema, combinando tecnologia VRFB líder da indústria com o fornecimento mundial de vanádio de alta pureza pela Largo.
Na visão da Largo Clean, os pontos fortes da VRFB residem em sua longevidade, falta de degradação do desempenho ao longo do tempo (mesmo após muitos milhares de ciclos), não inflamabilidade, 100% de profundidade de descarga sem qualquer dano ao sistema de bateria e a capacidade de reutilizar o eletrólito de vanádio no final da vida útil da bateria.