ONS estima chuvas de 257% da MLT no Sul
Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
O boletim semanal do Programa Mensal de Operação (PMO), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), referente à semana operativa de 23 a 29 de janeiro, demonstra que são esperadas chuvas acima da média na região Sul, em 257% da MLT; no subsistema Sudeste/Centro-Oeste as afluências devem atingir 69% da MLT; no Norte, 59% da MLT e no Nordeste, 53% da média histórica. . O documento prevê ainda pequena melhora nos volumes dos reservatórios esperados para o fim deste mês, que deverão atingir 52,2% no Nordeste; 38,3% no Sul; 29,9% no Norte e 24,4% no Sudeste/Centro-Oeste.
A previsão de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) continua positiva, mas indica leve desaceleração em relação à última projeção e chega a 2,1%, na comparação com janeiro de 2020, e 72.119 MW médios. O Sudeste/Centro-Oeste se destaca das demais localidades e a expansão deve ser de 3% com 42.010 MW médios. Na sequência, o Norte com crescimento de 2,1% e 5.592 MW médios e o Nordeste com 1,7% de elevação e 11.641 MW médios. Na contramão, o Sul deve registrar consumo negativo com menos 0,4% da carga e 12.876 MW médios, após uma semana de percentuais positivos.
As previsões de carga consolidadas levaram em consideração a manutenção do comportamento observado no setor industrial e as sinalizações meteorológicas. Para a próxima semana, são esperadas a permanência das temperaturas médias elevadas, semelhante ao observado na semana atual, nas capitais do subsistema Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, há a expectativa de elevação das temperaturas médias nas capitais da região. Para os subsistemas Nordeste e Norte, a sinalização é de calor, mantendo o comportamento dos últimos dias. Cabe destacar a previsão de ocorrências de chuvas em Fortaleza e nas capitais do subsistema Norte.
O boletim indica também uma queda de 20,5% do Custo Marginal de Operação (CMO) em todas as regiões do país, permanecendo equiparados. Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte saem do patamar de R$ 223,70/MWh, no período anterior, para R$ 177,73/MWh.