Francesa GreenYellow cresce 77% no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da GreenYellow) —
Apesar de 2020 ter sido um ano desafiador por causa da pandemia da Covid-19, para a GreenYellow, multinacional francesa especializada em eficiência energética, energia solar, comercialização e gestão de energia, os números foram positivos. No ano passado, a empresa obteve faturamento de R$ 166 milhões no Brasil, o que representou um crescimento de 77% em relação a 2019.
A GreenYellow encerrou 2020 com um total de 19 usinas fotovoltaicas e 50 MWp. Somando as que já estão conectadas e as que estão em construção, até o final de 2021, a companhia terá um total de 27 plantas solares no mercado brasileiro com capacidade total de mais de 120 MWp.
No ano passado, a GreenYellow anunciou contratos no segmento de energia solar com empresas de diferentes nichos, como o Grupo Fleury (Saúde), Claro e Oi (Telecom), bem como Magazine Luíza e Assaí no setor de Varejo.
A empresa cresceu também em número de funcionários, saindo de 113 pessoas em 2019 para 140 no final de 2020, principalmente nas áreas comerciais e de engenharia, reforçando a expectativa de crescimento da empresa.
Para o segmento da eficiência energética, de acordo com Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow, a multinacional francesa que está presente no Brasil há seis anos, conta em sua carteira com o total de 1.400 contratos de performance energética, o que a levou a um crescimento de 40% no período.
“Até o final de 2019, tínhamos alcançado a marca de 1 mil contratos e, no lapso de apenas um ano, conseguimos fechar mais 400. Vale destacar que essa performance ocorreu em um ano muito atípico, com uma pandemia, o que geralmente leva acordos a ficarem congelados ou na gaveta, à espera do reaquecimento do mercado”, afirma o executivo.
Essa área de eficiência energética da GreenYellow, segundo Pierre-Ives Mourgue, apresentou resultados favoráveis para a companhia e também para os clientes, que tiveram uma economia no consumo de energia no ano no patamar de mais de 230 GWh, ou seja, R$ 130 milhões. “Além das soluções que já disponibilizávamos ao mercado, passamos a oferecer soluções digitais em nosso portfólio, como toda a linha EasyEnergy (monitoramento de consumo de energia online) e EasyTemp (controle de temperatura online), entre outras. A inciativa de lançar produtos novos em plena pandemia nos desafiou muito, mas mostrou ser a melhor decisão. E nos próximos meses teremos mais novidades a caminho, como novos modelos de negócios em retrofit de utilidades, com foco na indústria e no varejo”, afirma Mourgue.
Com o trabalho de mais de um ano como comercializadora de energia no Mercado Livre, a GreenYellow fechou, no segundo semestre de 2020, um acordo (PPA de 15 anos) com a CGN Brasil, que totalizou R$ 232 milhões.
Para sustentar sua atividade, o investimento da GreenYellow ao longo de 2021 no Brasil será de R$ 350 milhões – sendo R$ 270 milhões especificamente para projetos de energia fotovoltaica.
A GreenYellow tem operações em oito países e possui um portfólio de eficiência energética com mais de 2 mil projetos implementados em todo o mundo, sendo mais de mil deles no Brasil, onde opera desde 2013. A economia de energia com os projetos da GreenYellow até dezembro de 2019, em todo o país, totalizou 680 GWh, o suficiente para abastecer mais de 360 mil casas em um ano.