Abraceel faz eleição para renovar conselho
Maurício Corrêa, de Brasília —
A eleição para escolha, por voto direto, dos oito integrantes do Conselho de Administração da associação dos comercializadores de energia, a Abraceel, será realizada na próxima quinta-feira, dia 11 de março.
A última semana antes da eleição se encerrou com uma grande incógnita, pois dois dos atuais conselheiros — Rafael Villano, da comercializadora Capitale, e Luiz Henrique Macedo, da comercializadora WX Energy, não tinham se habilitado como candidatos à reeleição até à noite desta sexta-feira, dia 05 de março. O prazo para inscrição se encerra na terça-feira, dia 09, às 09h30m.
Embora ainda tenham tempo suficiente para se inscrever, dentro da associação há fontes que não acreditam nessa possibilidade. Assim, a escolha poderá recair entre os 14 candidatos já inscritos: 1. Ricardo Lisboa, Delta; 2. Moacyr Carmo, Argon; 3. Eduardo Takamori, Engie; 4. Camila Schoti, Eneva; 5. Marcos Aurélio, Cemig; 6. Marco Sureck, Echoenergia; 7. Alessandro de Brito Cunha, BC Energia; 8. Daniel Marrocos Camposilvan, Newcom; 9. Ricardo Motoyama, CPFL; 10. Eduardo Diniz, Votorantim; 11. Paulo Surur, Energética; 12. Paulo Tarso, Vivaz; 13. David Barmak, Tempo; e 14. Paulo Toledo, Ecom.
Desses, Lisboa, Takamori, Cunha, Marrocos, Motoyama e Toledo são candidatos à recondução ao novo mandato referente ao biênio 2021-2023. A eleição ocorrerá no dia 11, às 9h30m, através de processo online. A Abraceel conta com 100 empresas associadas e cada uma designa um representante oficial perante a organização. Só esses representantes podem se habilitar como candidatos.
Dentro do que estabelece a governança da associação dos comercializadores, terminada a eleição para o Conselho de Administração faz-se imediatamente uma nova eleição, desta vez para escolha do presidente do CA, que precisará ser um dos oito novos conselheiros. O atual presidente do CA é o engenheiro Ricardo Lisboa, da comercializadora Delta, que integra o quadro de conselheiros há 10 anos.