Usinas solares vão abastecer lojas da Via Varejo
Da Redação, de Brasília (com apoio da Via Varejo) —
Ainda no primeiro semestre de 2021, duas usinas solares entrarão em operação no estado do Rio de Janeiro. A primeira já em fase de conclusão e será inaugurada até abril. Ambas as usinas atenderão o consumo de energia de mais de 50 filiais da Via Varejo (holding das varejistas Casas Bahia e Ponto Frio) no estado. A, segundo a empresa, o Rio de Janeiro se junta a outra usina solar em operação desde 2018, localizada em Minas Gerais que atende mais de 70 filiais no estado.
A Via Varejo planeja adquirir outras usinas ainda este ano para atender os demais estados da federação, ampliando assim seu portfólio de energia renovável. Como meta até 2025, a companhia terá 80% do seu consumo total adquirido através de fontes renováveis, seja através de fontes incentivadas no Mercado Livre de Energia ou Geração Distribuída.
“Esse é um dos resultados alcançados a partir da constante busca por iniciativas e projetos que objetivam o uso consciente dos recursos energéticos e hídricos, além da otimização dos custos de aquisição”, afirma Hélio Muniz, diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Via Varejo.
Nos últimos anos, a companhia vem implantando uma série de iniciativas para redução do consumo de energia nas lojas com a modernização do sistema de iluminação, substituição de lâmpadas obsoletas por modelos mais eficientes, econômicos, com maior vida útil, proporcionando a redução do consumo de energia e aumentando o nível de iluminação.
Já foi concluída a substituição do sistema de iluminação do centro de distribuição em Jundiaí, com a troca de, aproximadamente, 10.500 lâmpadas e luminárias, além da implantação de um sistema de automação, proporcionando redução de 65% no consumo dos sistemas de iluminação. Além do CD de Jundiaí, a modernização do sistema de iluminação também foi realizada no CD de Camaçari e na sede da companhia.
A iniciativa de otimização e gestão de recursos teve início quando a companhia começou o processo de migração de suas unidades consumidoras (lojas e Centros de Distribuição) para o Mercado Livre de Energia, mas, assim como as demais ações, foi ainda mais acelerada com reestruturação na gestão da Via Varejo, realizada em 2019.
A companhia dobrou a quantidade de unidades migradas entre 2019 e 2020 e possui um plano agressivo para triplicar nos próximos anos esse número, passando de 68 para 208. Essas ações reforçam o compromisso da Via Varejo em adquirir energia de fontes renováveis e reduzir o impacto no meio ambiente.
“Os critérios ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa) sempre estiveram no DNA da Via Varejo e nos últimos anos temos intensificado os investimentos com o intuito de tornar a empresa ainda mais sustentável. Em 2025, nossa estimativa é de que 80% do consumo de energia sejam de fontes renováveis, isso significa que em pouco tempo diminuiremos ainda mais os impactos ao meio ambiente’’, reforça Marcelo Leme, diretor de expansão, infraestrutura e prevenção da Via Varejo.