Sem surpresas, Abraceel elege novo conselho
Maurício Corrêa, de Brasília —
A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) elegeu, na manhã desta quinta-feira, 11 de março, os integrantes do Conselho de Administração para o biênio 2021/23. Ricardo Lisboa, da Delta, foi reconduzido, como candidato único, à presidência do CA para o período. Na visão de agentes ouvidos por este site, o resultado não constituiu uma surpresa.
A eleição ocorreu através de uma votação direta em assembleia virtual, devido à pandemia de Covid-19. Os oito integrantes do Conselho da Abraceel, de acordo com a ordem de votação, agora são os seguintes: Paulo Tarso (Vivaz), Ricardo Lisboa (Delta), Alessandro de Brito Cunha (BC Energia), Daniel Marrocos Camposilvan (Newcom), Eduardo Diniz (Votorantim), Camila Schoti (Eneva), Paulo Toledo (Ecom) e Ricardo Motoyama (CPFL).
Paulo Tarso, o candidato mais votado pelo voto direto dos representantes das comercializadoras, com 72 votos (11,23% do total), retorna ao CA. Ele havia renunciado no início de 2021, quando deixou a Petrobras para fazer parte, como sócio e diretor, da Vivaz Energia.
Esta é uma comercializadora que surgiu a partir de uma espécie de dissidência da Ecom, quando José Maurício Carvalho, que durante muitos anos foi sócio e diretor de Trading dessa comercializadora, deixou a empresa para constituir a Vivaz junto com Tarso.
Paulo Toledo, da Ecom, que assumiu no lugar de Paulo de Tarso, em janeiro, foi reeleito nesta nova eleição. Entre os comercializadores, existe uma forte expectativa quanto a este mandato “cheio” de Toledo, depois de ter sido promovido a conselheiro, como suplente, por apenas dois meses e meio. Ele é considerado um grande conhecedor do mercado livre de energia elétrica, tendo sido um dos pioneiros dessa atividade no Brasil. Em alguns momentos, também foi bastante crítico em relação à própria associação.
Entre os novos conselheiros da Abraceel está Camila Schoti, da Eneva. Pela segunda vez as mulheres contam agora com uma representante em um CA que historicamente sempre foi dominado pelos homens. Além desse detalhe do gênero, Camila tem fortes credenciais profissionais e ingressa no Conselho representando uma empresa que atua no segmento de gás natural, que é uma área na qual os comercializadores vislumbram muitos negócios daqui para a frente.
A outra novidade no Conselho é Eduardo Diniz, da Votorantim Energia, uma empresa que gosta de utilizar o seu peso corporativo para colocar executivos em posições de destaque nas associações empresariais.
A renovação no CA da Abraceel, portanto, alcançou três cadeiras. Rafael Villano Mathias, da Capitale, e Luiz Henrique Macedo, da WX Energy, não se candidataram para novo mandato, enquanto Eduardo Takamori não alcançou número de votos suficientes para ficar entre os oito primeiros que integrarão o novo CA.