Huawei e ABGD lançam road show no Brasil
Da Redação, de Brasília (com apoio da Huawei/PRNewswire/AE) —
A Huawei, juntamente com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), está iniciando o primeiro Huawei Solar Road Show, utilizando um caminhão móvel totalmente adaptado para cursos de qualificação, com uma sala de aula, espaço para oficinas e uma casa de demonstração com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, fornecida por um sistema de microgeração distribuída na rede e fora da rede, que serão usados para atividades de demonstração.
A iniciativa, cujo principal patrocinador é a Huawei, também conta com o apoio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo e de outras empresas do mercado de energia solar. Serão realizados cursos para qualificar profissionais visando à instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, cobrindo os principais estados do Brasil.
Por energia solar entenda-se maior capacidade de produção, energia limpa 24 horas por dia, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança – esta é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show junto com a ABGD e oferecer uma experiência de imersão aos participantes. No cenário residencial, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que oferece 24 horas de energia limpa, estável e econômica e sem afetar a rotina e a qualidade de vida de seus moradores.
Em um cenário residencial dentro do caminhão, com cozinha e lavanderia equipadas e alimentadas por energia solar fotovoltaica, mostrará como funciona na prática da vida cotidiana um ambiente no qual a eletricidade é gerada ali mesmo, com luz solar.
O projeto tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para geração de energia; qualificar, com uma sala de aula itinerante, profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e trazer conhecimento para regiões relativamente remotas.
“Nossa ideia é incluir no itinerário as principais capitais e cidades importantes identificadas na rota, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática”, comenta Carlos Evangelista, presidente da ABGD.
“Ao longo do trabalho da ABGD, identificamos muitas dúvidas na população sobre a complexidade e a viabilidade da instalação de um sistema fotovoltaico, bem como a garantia de fornecimento de energia”, explica Evangelista. O executivo destaca que no caminhão da Huawei Solar Road Show será possível eliminar mitos em relação à geração distribuída.
A visita ao caminhão, que também contará com a exposição de vídeos sobre energia renovável, estará aberta ao público e organizada de acordo com os protocolos de segurança e distância social da Covid-19. A ABGD tem o apoio de um especialista em doenças infecciosas para desenvolver seu próprio protocolo para o Huawei Solar Road Show, que terá constante higienização do meio ambiente. Será respeitada distância entre os participantes e haverá distribuição de duas máscaras para cada estudante e de álcool gel.