Subsea 7 anuncia contrato para campo Mero 3
Da Redação, de Brasília (com apoio da Subsea 7) —
A Subsea 7 anunciou um novo grande contrato com a Petrobras para o desenvolvimento do campo Mero 3, localizado a aproximadamente 200 km da costa do estado do Rio de Janeiro, a 2.200 metros de profundidade, no pré-sal da Bacia de Santos.
O escopo do contrato inclui engenharia, fabricação, instalação e pré-comissionamento de 80 km de risers rígidos e flowlines, 60 km de linhas de serviços flexíveis, 50 km de umbilicais e infraestrutura associada, bem como a instalação do sistema de ancoragem do FPSO.
O gerenciamento e a engenharia do projeto começarão imediatamente nos escritórios da Subsea 7, no Rio de Janeiro e em Paris. A fabricação dos dutos ocorrerá na base da Subsea 7 em Ubu (ES) e as operações offshore estão programadas para serem executadas em 2023 e 2024, usando a frota de embarcações de dutos rígidos da Subsea 7.
Marcelo Xavier, vice-presidente da empresa no Brasil, disse: “Este contrato se baseia em nosso relacionamento forte e colaborativo com a Petrobras e no histórico de execução de grandes projetos de EPCI em todo o mundo. A Subsea 7 espera trabalhar em estreita colaboração com a Petrobras para entregar o projeto com sucesso.”
A Subsea 7 está presente no Brasil há mais de 35 anos e conta com mais de 1.100 colaboradores distribuídos em bases operacionais no Espírito Santo, em Rio das Ostras (RJ) e em Niterói (RJ), além de um escritório na cidade do Rio de Janeiro. A atuação no Brasil se divide em duas grandes áreas: EPCI (Engineering, Procurement, Construction and Installation) e descomissionamento em lâminas d’água variadas; e IRM, reparo e manutenção, gestão de integridade e serviços de suporte.
A empresa já instalou mais de 1 mil km de linhas rígidas e mais de 4 mil km de linhas flexíveis no Brasil e atualmente tem uma moderna frota local composta por 4 PLSVs (sigla de Pipe Laying Support Vessel, ou seja, Navio para Lançamento de Dutos Submarinos. São as embarcações que operam os dutos e linhas flexíveis no mar, os quais são conectados às plataformas de produção) e mais de 40 ROVs (Remoted Operated Vehicle, um tipo de veículo subaquático operado através de controle remoto.